25/10/2024 15h25

Evento ‘Dia de Aquilombar – Periferia é Quilombo’ reúne cultura e reexistência no dia da Consciência Negra em Viana

No dia 20 de novembro, o Espaço Cultural Kasa Raiz, em Viana, abre suas portas para uma celebração de ancestralidade, cultura e reexistência com o evento “Dia de Aquilombar”, que acontece no dia da Consciência Negra. Com o tema "Periferia é Quilombo", o evento trará uma programação diversa e contemporânea.

O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira, com música, slam, roda de conversa, cineclube, hip hop e culinária, assim tecendo uma rede de empreendedores, desde a raiz do local de execução aos músicos, expositores, artistas e parceiros, além de destacar a importância do empreendedorismo afro com a Feira Preta Sankofa, como forma de reexistência.

O evento é inspirado no conceito de "quilombar", que remete à criação de espaços de refúgio, união e resistência por populações negras, indígenas e grupos marginalizados pela sociedade colonial no Brasil.

"O Dia da Consciência Negra é um momento de fortalecimento das raízes e de reafirmação da nossa luta pela igualdade. O 'Dia de Aquilombar' será um espaço de união, celebração e diálogo sobre a importância da ancestralidade para a construção do futuro, sendo uma oportunidade de reafirmarmos nossa identidade, valorizar nossa ancestralidade e construir, juntos, um futuro de igualdade e respeito. A programação foi pensada para conectar gerações, integrar culturas e estimular a reflexão sobre as questões raciais que ainda permeiam a sociedade", afirmou o coordenador do evento, Erik Zibral.

O projeto “Dia de Aquilombar” é uma realização do Espaço Cultural Kasa Raiz, com a Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo e Fomento à Cultura (LICC).

Sobre a Kasa Raiz

Fundada em 2022, a Kasa Raiz é um ponto de resistência cultural em Viana, promovendo o empoderamento da comunidade negra e periférica por meio da arte, cultura, meio ambiente e inclusão social. Com uma atuação pautada na valorização da cultura, a Kasa Raiz oferece um espaço de diálogo, reflexão e aprendizado contínuo, sendo referência na promoção de eventos culturais no Espírito Santo.

Destaques da programação:

Baobá Cozinha Preta: Culinária e Ancestralidade

Cine Raiz: Exibição 10h – Doc/Curta

Roda de Conversa: Debates sobre o “Resistência e Futuro", com participação de líderes locais e membros de coletivos periféricos.

SANKOFA Feira Preta: Produtos artesanais, exposição de artes da artista Kotha Moreno e Avelar, moda e gastronomia afro-brasileira, com a presença de empreendedores e artistas negros que trazem suas histórias e criações.

Apresentações Musicais:  hip-hop, Congo, Música Popular e outros ritmos afro-brasileiros, com artistas que representam a diversidade sonora e cultural brasileira.

Intervenções Culturais: recitais de poesia, com o Viaslam  inspirados nas lutas e vivências da população negra no Brasil.

Serviço:

“Dia de Aquilombar – Periferia é Quilombo”
Data: 20/10/2024
Horário de Início: 9h30
Local: Espaço Cultural Kasa Raiz - R. São José dos Campos, 38 - Marcílio de Noronha, Viana – ES
Informações e contato: @diadeaquilombar e @kasaraiz.

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br