02/07/2024 15h38

Espetáculo teatral ‘O Som do Meu Silêncio’ marca a estreia solo da atriz Luciene Camargo

A produtora Alma Bucólica Produz estreia o monólogo “O Som do Meu Silêncio”, solo teatral com foco no silêncio da mulher negra, que busca proporcionar espaço de fala às mulheres constantemente silenciadas. A temporada acontece no mês de julho no Museu Capixaba do Negro (MUCANE) e na sede da produtora Má Companhia, ambos localizados no Centro de Vitória. A classificação é para maiores de 14 anos.

Inicialmente autobiográfico, o espetáculo ganha dimensões coletivas à medida que a proponente escuta outras histórias e vivências. No palco, todos os elementos se entrelaçam: a peça, a plateia, o som e a luz. A criação deste espetáculo prioriza, acima de tudo, a experiência teatral, buscando despertar a compreensão por meio da construção textual baseada em vivências.

A pesquisa documental e etnográfica é utilizada para ouvir narrativas vivenciadas por outras personagens mulheres, com o objetivo de enriquecer a dramaturgia e resgatar o eu coletivo da atriz.

O projeto “O Som do Meu Silêncio” envolve a montagem do primeiro espetáculo solo da atriz Lu Camargo, fundadora da produtora Alma Bucólica Produz. Nesse trabalho, ela assume o desafio pela execução da dramaturgia e direção cênica, em parceria com Juane Vaillant, escritora de longa trajetória no Espírito Santo, atriz, roteirista e diretora de cinema.

A dramaturgia do processo foi pensada por Cristiane Sobral, que tem uma longa e fértil trajetória como escritora em vários gêneros. Também é atriz, mestre em Teatro, professora e participa com publicações em várias antologias. Seu lançamento mais recente é o livro de contos “Caixa Preta”, lançado em 2023. Ela é carioca e vive em Brasília. É de Cristiane toda a dramaturgia de processo, ou seja, material dramatúrgico que norteou o processo de montagem deste projeto.

Já a orientação da direção cênica, está sendo conduzida por Jezebel De Carli, que é mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do curso de graduação em Teatro na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e dirigiu outras montagens ao longo de sua trajetória, a exemplo o monólogo BR_TRANS.

“O Som do Meu Silêncio” aborda o feminino nos espaços convencionais, com foco no silêncio da mulher negra. Busca proporcionar espaço de fala às mulheres constantemente silenciadas. Inicialmente autobiográfico, ganha dimensões coletivas à medida que a proponente escuta outras histórias e vivências.

A conjuntura política global reforça sua relevância. “O Som do Meu Silêncio" transcende a montagem teatral, provocando reflexões sobre o feminino como indivíduo. A arte amplifica vozes reprimidas e ilumina histórias de outras mulheres.

O monólogo é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Contato:
Instagram @almabucolicaproduz
E-mail: almabucolicaproduz@gmail.com WhatsApp: 27 9. 9717.4921

TEMPORADA:
06/07 – Sábado, 19h30
07/07– Domingo, 19h30
08/07 – Palestra On-line (Live Instagram), 19h30 (*)
25/07 – Quinta-feira, 19h30
Entrada: Gratuita

09/07 – Terça-feira, 19h30 16/07 – Terça-feira, 19h30
Entrada: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Local: Museu Capixaba do Negro - MUCANE