17/10/2025 10h02

Espetáculo premiado em Brasília chega a Vitória em novembro

Com dramaturgia contemporânea, artes visuais e videoarte, o espetáculo “Trilhas, Noite Cheia de Lua de Sol” será apresentado em Vitória nos dias 6 e 7 de novembro, às 20h, na Casa da Música Sônia Cabral. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda pelo Sympla.

A peça integra o projeto “Resistência nos Trilhos – Remontagem & Circulação”, financiado pelo FAC-DF, e já passou por várias cidades brasileiras. A montagem mistura teatro, vídeo, música e artes visuais, explorando temas como o feminino, maturidade, finitude e desigualdade social.

A trama gira em torno de Silvia e Gimena, duas mulheres com mais de 50 anos que se encontram em uma parada de ônibus no interior do Brasil. A partir daí, vivenciam uma jornada marcada por memórias, embates e descobertas, acompanhadas por Gaivota, uma figura mística que simboliza conexão e intuição.

O texto surgiu em 2017, durante uma oficina com o dramaturgo Maurício Arruda, e foi desenvolvido por Cláudia Andrade, que também assina a direção e atua no espetáculo. A montagem conta ainda com ações de acessibilidade, como sessões com intérprete de Libras e audiodescrição, além de ingressos gratuitos para alunos da EJA e do CEEJA.

Também estão previstas ações formativas, como rodas de conversa com o público após as apresentações e um debate virtual nacional em março de 2026 sobre os desafios da circulação teatral no Brasil.

Sobre Cláudia Andrade
Cláudia Andrade é artista, diretora e dramaturga com mais de 40 anos de trajetória nas artes cênicas, audiovisual e produção cultural. Formada em Comunicação pela UnB, tem carreira internacional, atuando em países como EUA, França, Itália e Alemanha, em produções de estúdios como Paramount, Zoetrope e Cinecittà.

Sua formação inclui teatro, dança, performance e dramaturgia, com mestres nacionais e internacionais. Nos palcos e no cinema, trabalhou com diretores renomados como Hugo Rodas, Fernando Villar e, mais recentemente, contracenou com Letícia Sabatela. Também é reconhecida pela criação de projetos culturais que integram arte e impacto social.

ELENCO E DIREÇÃO:
Cláudia Andrade: dramaturga, diretora geral e atriz (Gimena)

Eloisa Cunha: atriz (Silvia)
Genice Barego: atriz (Gaivota)
Carlos Góes – ator (taxista)
Demetrius Christophidys - ator (Alonso – pai de Silvia)
Guilherme Angelim - ator (Hernane - marido de Silvia)
Wol Nunes – médica 
Áurea Liz – narradora
João Antônio Esteves - direção colaborativa 
Aníbal Alexandre - videoarte e videomapping
Lemar Rezende - design de luz e coordenação técnica
Lipe Duque - captação de imagens para a videoarte
Mateus Ferrari - composição e produção musical

SIGA NAS REDES: 

Instagram: @trilhasespetaculo
Facebook: @trilhasespetaculo

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard