08/03/2024 11h17

Espetáculo ‘O Circo Faz de Conta’ segue em circulação pelo Estado com apresentação em Cachoeiro de Itapemirim neste sábado (09)

Neste sábado (09), o Coletivo Guaçuí Em Cena dá continuidade à circulação do espetáculo “O Circo Faz de Conta”, desta vez na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, às 17h , na Praça Sérgio Sampaio, com apresentação gratuita. Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 010/2022 – Setorial de Teatro, da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto contempla cinco cidades em diferentes regiões do Estado, acompanhado de uma oficina de teatro de rua e improviso ministrada por atores da companhia.

O espetáculo nasceu da interação dos atores Kaio Serafim, Luiz Carlos do Nascimento (depois Caio Pereira), Matheus Soares e Lucas Almeida com companhias e grupos que se apresentaram durante os últimos quatro anos no Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, principalmente os coletivos Canta Circo de Teatro, Rosa dos Ventos e Cia Tramp de Palhaços, todas do estado de São Paulo, que deram dicas e informações sobre a arte da palhaçaria. O elenco já havia participado de montagens paulistas na parte técnica, acompanhando ensaios e também oficinas.

A partir dessa experiência, nasceu “O Circo Faz de Conta”, que integra arte circense e teatro, propondo uma reflexão sobre a questão de público e a necessidade de suplantar a tecnologia e as ameaças políticas, a fim de manter viva a tradição. O público se diverte com as trapalhadas dos palhaços Ping, Pong e Pirulito. Eles levam para as cenas algumas gags do circo e da palhaçaria, com números consagrados (como o “Barbeiro de Sevilha”), e de hipnotismo. Tudo isso para salvar o Circo Faz de Conta, que corre imenso perigo de ser fechado ou queimado pelo senhor Trombique.

Na história, diante do iminente fechamento do circo, os três palhaços decidem elaborar e realizar números artísticos para agradar o novo comprador do empreendimento, arrumando assim muitas confusões. Floriosvaldo, o dono da lona, entrega a missão a Ping, Pong e Pirulito, que se transformam em malabaristas, mágicos, ilusionistas, equilibristas, tudo dentro do universo do “faz de conta” e com interação da plateia. Mas os artistas não sabem o que está por trás das intenções do novo comprador – o senhor Trombique.

Em cena estão os atores Kaio Serafim, Caio Pereira, Matheus Soares, Lucas Almeida, Wellington Lacerda e Carlos Ola, este como convidado. A equipe técnica conta com Luiz Carlos do Nascimento e Neuza de Souza, responsáveis pela iluminação e sonoplastia, respectivamente. Nessa temporada de cinco apresentações, o coletivo já passou por Anchieta e Vitória – as apresentações seguintes acontecem em Alegre e Afonso Cláudio, encerrando a circulação do projeto pelo Espírito Santo.

Serviço:

“O Circo Faz de Conta”