Espetáculo gratuito de dança-teatro evoca imagem de mulheres monstruosas
.png?v=638937040379858110)
Entre esta sexta-feira (19) e 18 de outubro, o Cena Coletiva circula por cinco cidades capixabas com o espetáculo “Besta-Fera”, obra gratuita que mistura dança e teatro para dar voz a mulheres retratadas como “monstruosas” pela mitologia e pela literatura. A montagem propõe uma reflexão sobre como essas personagens foram tratadas como rebeldes por desafiarem os ideais de docilidade historicamente impostos às mulheres, como delicadeza, passividade, maternidade e auto sacrifício.
No palco, intérpretes como Gabriela Camargo, Patricia Galleto e Carmem Marques costuram características de 13 figuras femininas marcantes — entre elas Medeia, Luzia Homem, Circe, Valquírias, Icamiabas e Hécate — em um percurso cênico que atravessa mar, mangue, floresta, sertão, cidade e fim do mundo.
Segundo o dramaturgo e diretor Fernando Marques, o espetáculo questiona a normalidade dos corpos femininos tal como foram narrados ao longo do tempo:
“Em algumas delas, há rabo de peixe ou cobras na cabeça, mas há também aquelas com corpos totalmente humanos e que causam estranhamento ou repulsa por seu comportamento. Quem determina a normalidade ou anormalidade desses corpos femininos são os homens que as têm escrito ao longo do tempo”, afirma Marques.
Com a plateia disposta em arena, as personagens surgem e desaparecem em meio a luzes, sons e narrações ao vivo. Duas intérpretes atuam como DJs da cena, criando sonoridades e imagens que se transformam em uma experiência sensorial para o público.
Para a coreógrafa e diretora Carla van den Bergen, a obra não busca contar as histórias dessas mulheres, mas destacar os aspectos que as tornam “monstruosas” aos olhos da sociedade: “A coreografia surge do corpo daquelas personagens e de suas histórias, resultando em movimentações carregadas de discursos. O que causa estranhamento, temor ou horror é o que nos guia nesse trabalho.”
Com mais de três anos de trajetória, o Cena Coletiva reúne artistas que já atuam juntas há três décadas no Grupo Z. Instalado atualmente em Domingos Martins (ES), o grupo fortalece a cena cultural local e investe na linguagem da dança-teatro, desenvolvida por parte da equipe há mais de 20 anos.
Pensando na acessibilidade, a circulação oferece recursos específicos em diferentes cidades. Em Vitória e São Mateus, haverá audiodescrição e uma visita sensorial antes da performance, permitindo que pessoas com deficiência visual conheçam o espaço e as intérpretes. Já em São José do Calçado, Guaçuí e Anchieta, o espetáculo contará com intérprete de Libras.
O espetáculo conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Ficha técnica
A direção do espetáculo é assinada por Carla van den Bergen e Fernando Marques, que também assina a dramaturgia. A direção de produção e a coreografia tem criação de Carla van den Bergen, enquanto a direção de arte é de Francina Flores. A produção executiva fica por conta de Luiz Carlos Cardoso e Gabriela Camargo. A trilha sonora foi composta por Deyvid Martins, e a iluminação e parte da narração estão a cargo de Carla van den Bergen. A operação de som e a narração contam com o trabalho de Alexsandra Bertoli. No elenco, estão Carmem Marques, Gabriela Camargo e Patricia Galleto. A audiodescrição é da Escuta Essa.
Serviço:
Espetáculo “Besta-Fera”
Vitória - Apresentação com audiodescrição
Data: 19 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Entrada: doação de 1kg de alimento não-perecível
Retirada online: https://lets.events/e/parceria-artes-cenicas-besta-fera/
Local: Teatro Virgínia Tamanini - Sesc Glória
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro - Vitória/ES
Classificação: 12 anos
Vitória - Oficina no Sesc Glória
Data: 26 de setembro (sexta-feira)
Horário: 18h às 21h
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro - Vitória/ES
Inscrições pelo link na bio do @cenacoetiva
São Mateus - Apresentação com audiodescrição
Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 17h
Entrada: Gratuita
Local: Casa da Cultura Largo do Chafariz
Endereço: Sítio histórico Porto de São Mateus, s/nº - São Mateus/ES
Classificação: 12 anos
São José do Calçado - Apresentação com intérprete de Libras
Data: 4 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Montanha Clube
Endereço: Rua Álvaro Fernandes Medina, 9 - Centro - São José do Calçado/ES
Classificação: 12 anos
Guaçuí - Oficina
Data: 5 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 9h às 12h
Entrada: Gratuita
Local: Ponto de Cultura Gota, Pó e Poeira
Endereço: Rua Joaquim Martinho de Carvalho, 11 - Centro - Guaçuí/ES
Classificação: 12 anos
Guaçuí - Apresentação com intérprete de Libras
Data: 5 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 17h
Local: Teatro Fernando Torres
Endereço: Av. Governador Lacerda de Aguiar, s/n - Centro - Guaçuí/ES
Classificação: 12 anos
Anchieta - Apresentação com intérprete de Libras
Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Sede do Grupo de Teatro Rerigtiba
Endereço: Avenida Oliveira, 334 - Justiça II - Anchieta/ES
Classificação: 12 anos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Tel: (27) 3636-7110 / 3636-7111 | Whatsapp: (27) 99753-7583
E-mail: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br