16/10/2024 12h52

Espetáculo do Projeto Eluzartes reflete as memórias e as inscrições do corpo maduro

A performance “Corpo Agora – Permita-se!”, uma encenação cênica de corpos maduros, de bailarinas 50+ capixabas, será apresentada nesse final de semana, dentro do Projeto Circulação da Secretaria da Cultura (Secult). O espetáculo acontece na sexta-feira (18), no Teatro de Castelo; no sábado (19); no palco da Biblioteca de Alegre; e no domingo (20) no Teatro de Guaçuí, sempre às 19h30.

 

As interpretes de “Corpo Agora – Permita-se!” dançam para nos dar a compreensão do espaço/tempo, por meio de movimentos artísticos, relações e afetos. O espetáculo da Cia. Projeto Eluzartes, que já foi visto por diversas pessoas na Grande Vitória e chegou a ser encenado na França, em 2023, é endereçado, sobretudo, ao público de 50 +, marcando as comemorações do Dia Internacional do Idoso, por parte do grupo, cujas interpretes desenvolvem juntas e em separado ações com a terceira idade.

 

A apresentação faz parte do Projeto Circulação da Secult, uma ação que visa oferecer oportunidades de acesso, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), a espetáculos artísticos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso à produção cultural capixaba. Mediante o incentivo cultural, o capital intelectual e os processos criativos chegam a um maior número de pessoas.

 

O manifesto-dança “Corpo Agora: Permita-se!” tem a assinatura da coreógrafa, diretora e bailarina Eluza Santos, que desenvolveu grande parte de sua trajetória na dança, como intérprete, em palcos dos Estados Unidos e da Europa. Eluza também lecionou por cerca de 20 anos em universidades americanas.

 

A performance contrapõe os ditames do preconceito de idade e da imagem de perfeição – visão estética atrelada ao belo, perfeito e imutável, e que impacta sobretudo as mulheres. A encenação é instigante e provocativa, convoca a plateia a pensar sobre si e propõe o dissolver de convicções arraigadas e escravizantes. Ao final ficam muitas perguntas: será que nos permitimos ser e estar no mundo com o nosso corpo de agora? Ou estamos em busca de um corpo “ideal”, desejando ser como outros corpos, escondendo-nos atrás de camadas físicas, culturais e sociais?

 

Essas e outras interrogações poderão ser intercambiadas ao final da apresentação entre a plateia e as bailarinas perfomadoras de “Corpo Agora – Permita-se!”.

 

Serviço:

Espetáculo – Projeto Circulação: “Corpo Agora: Permita-se!”

Companhia de Dança – Projeto Eluzartes

Integrantes: Eluza Santos, Maria Helena Braga, Valéria Calmon, Alexandra Rosa e Angélica Barcellos.

Iluminação, som e palco: Adson Lima

Dias dos espetáculos do Projeto Circulação:

  • 18/10 (sexta-feira), Teatro de Castelo
  • 19/10 (sábado), no palco da Biblioteca de Alegre
  • 20/10 (domingo), Teatro de Guaçuí

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Classificação: 12 anos

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard