11/04/2018 15h42 - Atualizado em 19/04/2018 17h23

ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA "ZOON" NO PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL

A violência gestual cotidiana e a naturalidade com a qual convivemos com ela são temas abordados em “ZOON”, espetáculo de dança contemporânea que será interpretado no palco do Palácio da Cultura Sônia Cabral, nos dias 21 e 22 de Abril, pelo Reverence Studio de Dança. No dia 22 também será realizada uma oficina de improviso, ministrada pela coreógrafa do Zoon, Gabriela Moriondo.

  O espetáculo propõe retratar, por meio da dança, o excesso de violência presente no nosso cotidiano e a insensibilidade das pessoas ao se deparar com atos que rompem os limites do outro. Dessa forma, “a movimentação criada a partir de gestos e ações agressivas em “Zoon” é muitas vezes tensa, rápida e ansiosa, enquanto a expressão facial dos artistas se mantém nula, neutra e indiferente, o que representa hábito e insensibilidade” afirma a coreógrafa e diretora Gabriela Moriondo.

Bailarina profissional, a capixaba Gabriela Moriondo cursou pós-graduação no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, onde recebeu prêmios pela excelência acadêmica. O desenvolvimento dos movimentos de “Zoon” partiu dos estudos da coreógrafa sobre a comunicação não verbal de Rudolf Laban, um dos fundadores da dança moderna.

Os dançarinos do Reverence Studio de dança contribuíram no desenvolvimento da coreografia, ao permitir que as suas experiências pessoais integrem seus movimentos. Para Moriondo, uma vez que cada intérprete testemunha diariamente situações diversas de violência, sua colaboração permitirá reproduzir fielmente as situações reais e angustiantes do dia a dia na dança. “Zoon” foi aprovado via Instrução Normativa 001/2017 e é o primeiro espetáculo da chamada pública a se apresentar no Palácio da Cultura Sônia Cabral.

OFICINA

No dia 22, na parte da manhã (9h às 11h), será realizada a oficina “A Estrutura por trás do Improviso”, onde os participantes terão contato com a prática do improviso, despertando um canal para acessar o próprio corpo e suas infinitas possibilidades. A partir de princípios do estudo do movimento de Laban e de técnicas de improvisação de Forsythe, a oficina traz exercícios e guia os participantes por um caminho de autoconhecimento, desenvolvimento da capacidade criativa e ao encontro de novas possibilidades.

As inscrições serão realizadas a partir do dia 14 de Abril, por meio de link disponibilizado na página do facebook da Reverence Studio de Dança (https://www.facebook.com/reverencestudio/). Para participar não é necessário ter experiência prévia.

PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL ABERTO PARA VISITAÇÃO

Desde o inicio de Abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral, está recebendo escolas públicas e privadas que queiram conhecer o espaço. A agenda aberta funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Agendamentos via o telefone 3132-8399. 

CHAMADA PÚBLICA DE OCUPAÇÃO DO PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL:

Espetáculos de teatro, música e dança foram selecionados, via Instrução Normativa, para se apresentarem no palco do Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, até julho/2018. A seleção foi feita por uma comissão de pauta, que levou em conta a relevância do projeto, o potencial de realização da equipe envolvida e o efeito multiplicador que ele desenvolve.

O resultado final foi publicado no Diário Oficial dia 16 de março e pode ser lido no site da SECULT (www.secult.gov.es). “O processo de seleção passou por várias etapas e foi feito de forma transparente. A comissão selecionou produções de qualidade para o público capixaba, englobando música, teatro e dança”, transitando do clássico ou popular declarou a diretora do Teatro Carlos Gomes, Charlene Bicalho. A comissão de pauta foi formada por Charlene Bicalho, Rafael Schimer Francisco, Rafaela Vilela Vagmaker, Renan Cunha Araujo e Vinicius Fabio Ferreira Silva.

SERVIÇOS:

Local: Palácio da Cultura Sônia CabralData: 21 e 22 de abril

Horário: 19h

Classificação: livre

Duração: 50 minutos

Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meio entrada). Na compra de ingressos antecipadamente, será cobrado o valor da meio entrada.

Bilheteria: 11h às 18h de Terça a Sexta, e finais de semana com espetáculos.

Oficina:

A estrutura por trás do improviso

Data : 22 de Abril

Horário : 9h às 11h

Classificação: 16 anos

Duração: 120 minutos

Inscrição: Gratuita, a partir do dia 14/04, por meio da página do facebook da Reverence Studio de Dança (https://www.facebook.com/reverencestudio/).

Texto: Carla Bianca Correa Nigro

Estagiária do Teatro Carlos Gomes

pautacarlosgomes@secult.es.gov.br

Tels.: 3132-8399

Facebook: teatrocarlosgomes

Instagram: tcg.es

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard