12/12/2025 13h29

Espaço Thelema recebe o escritor Rodrigo Caldeira, no Prosas Literárias

O escritor Rodrigo Caldeira é o convidado do Prosas Literárias, na próxima terça-feira (16), com mediação do editor Gabriel Nascimento. A atividade, que será realizada no Espaço Thelema, no Centro de Vitória, às 19h30, faz parte da programação da segunda edição do projeto Entrelaços, que começou em 2025 e irá prosseguir, adentrando 2026 com diversas atividades culturais gratuitas.

O Entrelaços é realizado através do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O convidado da próxima edição do Prosas Literárias é historiador, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde investigou as obras de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e José Carlos Oliveira. Também é autor de Inventário dos Olhos, Proemínimos e As Estações.

Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse isso que é atualmente: uma referência no protagonismo dos artistas locais e na democratização da cultura no coração do Centro de Vitória.

O Entrelaços busca dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais de artistas locais; e Prosas Literárias. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.

 

A Thelema

A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da capital, atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.

A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard