08/11/2019 10h21

Escritório Avançado da Secult participa do I Fórum de Cultura de Nova Venécia

Evento, que acontece neste sábado (09), vai eleger membros da sociedade civil para Conselho Municipal de Políticas Culturais.

O Escritório Avançado da Secretaria da Cultura (Secult) participa do I Fórum de Cultura de Nova Venécia, que vai acontecer neste sábado (09), no Centro Cultural Casarão, localizado no centro da cidade, das 14h às 17h. No encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), haverá a eleição dos representantes titulares e suplentes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Venécia, além de painéis temáticos e apresentação do Fundo Municipal de Cultura.

De acordo com o gestor do Escritório Avançado da Secult na macrorregião norte do Estado, Herialdo Plotegher, “além da eleição do conselho, apresentaremos também a estrutura de funcionamento do Fundo. O município será o primeiro da macrorregião norte a publicar editais municipais. A proposta do orçamento municipal para o exercício de 2020 já foi encaminhada à Câmara e vai contemplar a execução do Fundo Municipal de Cultura”, destaca Plotegher.

Programação

Na programação, a Sectur fará uma apresentação da trajetória da cultura no município e nas suas futuras ações que serão elaboradas para o segmento. O segundo painel terá o tema “Um caminho para a regionalização das políticas públicas na região” e será apresentado por Plotegher. O último painel da série será comandado pela consultora Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, Valquíria Volpato, com a palestra “Conselho Municipal de Política Cultural: A participação social como potência para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas”.

Finalizando o evento, haverá a eleição dos representantes titulares e suplentes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Venécia. Serão nomeados os representantes das câmaras de Artes Cênicas, Artes Musicais, Artes Visuais, Literatura e Biblioteca, Audiovisual, Memória e Patrimônio, Material e Memória e Patrimônio Imaterial.

Fundo Municipal de Cultura

Nova Venécia será o primeiro município da região norte do Estado a colocar em funcionamento o Fundo Municipal de Cultura. Aprovado na Câmara de Vereadores e fruto do empenho da sociedade civil e da administração municipal, o fundo é constituído por recursos provenientes do orçamento anual do município, e terá o objetivo de promover, estimular e potencializar a produção cultural de Nova Venécia. O seu lançamento está previsto para o início de 2020. A Minuta do Decreto de Regulamentação foi elaborada em conjunto com Escritório Avançado da Secretaria da Cultura (Secult), a Prefeitura de Nova Venécia e a Sectur.

Serviço:

I Fórum de Cultura de Nova Venécia

Data: 09/11 (Sábado)

Local: Centro Cultural Casarão, Avenida São Mateus, 79, Centro, Nova Venécia. Telefone: (27) 3752-2583

Entrada gratuita.

14h – abertura

14h30 – Painel 01 –“Cultura Veneciana – Trajetórias e Novos Rumos”. Apresentação: Equipe da Secretaria de Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia (Sectur)

15h – Painel 02 – “Escritório Avançado da Secult na Macroregião Norte - Um caminho para a regionalização das políticas públicas na região”. Apresentação: Herialdo Plotegher

15h30 – “Conselho Municipal de Política Cultural: A participação social como potência para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas”. Apresentação: Valquíria Volpato.

16h – Eleição dos representantes titulares e suplentes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Nova Venécia.

17h – Encerramento.

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac