ES Cineclube Diversidade divulga lista de filmes da mostra para pessoas da terceira idade LGBT
.jpeg?v=638876750627473120)
O ES Cineclube Diversidade, que completa 12 anos de existência em 2025, concluiu a curadoria para o CineLGBT50+, destinado às pessoas da terceira idade LGBT, e divulga a lista dos filmes que serão exibidos na mostra. O CineLGBT50+ acontece entre os dias 23 e 26 de outubro deste ano, na Sala Milson Henriques, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, e no dia 1º de novembro no Facebook, com transmissão ao vivo. Em breve, será divulgada a programaçao completa.
Durante quatro dias, serão exibidos 13 filmes entre curtas, média e longas-metragens, produzidos nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Pernambuco, além de cinepoemas com fragmentos de filmes, clipes musicais, vídeos em VHS, entre outros, especialmente para a mostra e com o tema do envelhecimento LGBT+.
O coordenador da mostra e um dos idealizadores do ES Cineclube Diversidade, Fabricio Fernandez, destacou que a curadoria foi realizada pensando temas relacionados ao envelhecimento LGBT+, como afetos, o direito à cidade, visibilidades da população idosa LGBT+, moradia e dificuldades e inexistência de instituições de longa permanência voltada para pessoa LGBT+, HIV/aids, vivências artísticas, dissidências e lutas históricas contra normatividades, além da expansão do orgulho grisalho e da gerontologia e geriatria LGBT+ no Brasil.
“Realizei esta curadoria a partir do artigo ‘Cartografando estilizações do homoerotismo na velhice’, do psicólogo Daniel Kerry, em que ele diz que sujeitos interpelados como ‘velhos’ e que se autodeterminam homossexuais, lésbicas ou trans e travestis, experienciam modos de vida não-heterossexuais e acabam por ter que se confrontar com uma matriz heterossexual e com um valor de juventude socialmente produzido como um ideal regulatório”, afirma Fabricio Fernandez.
Segundo ele, quem participar da mostra, estará em contato com imagens que produzem imaginários da velhice LGBT de forma livre, inventiva, potente e não assujeitada. “Mas, ainda assim, com imensos desafios para se ver visível, presente na sociedade, e, sobretudo, para seguir produzindo uma vida criativa, artística, além de ter encontros e viver afetos”, completou Fernandez.
Sessão Especial - O Baile e Imagens Insistentes
Além disso, a Mostra terá uma sessão especial, intitulada “IMAGENS ATREVIDAS”, que será realizada pelo cineasta e professor Erly Vieira, que realizará a curadoria dos filmes a serem exibidos. Essa sessão tem a parceria dos programas de extensão universitária O Baile e Imagens Insistentes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)/Pró-Reitoria de Administração (Proad).
O CineLGBT50+ - Mostra do ES Cineclube Diversidade para pessoas da terceira idade LGBT é realizado por meio do Edital nº 15/2024 de Difusão Audiovisual, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
FILMES DA MOSTRA:
ABRIGO AO SOL I 2013 I 18’ I Emerson Evêncio I ES
Sob o sol deita-se a memória de uma espera. E depois do horizonte? O que lhe espera? A busca idosa e pulsante move essa mulher, que tenta dar sentido ao tempo.
OS FINAIS DE DOMINGOS I Ficção | 8 min | Olavo Junior I CE
Domingos, um idoso com a saúde frágil, segue sua rotina solitária em uma tarde de domingo, até que recebe a visita de um amor do passado.
FILHAS DA NOITE I 2024 I 110’ I Henrique Arruda I PE
Chamadas por um Globo espelhado tão extinto das pistas quanto as próprias noites de glória, plumas e paetês, seis performers veteranas de Recife revisitam seus passados, e revivem suas mais íntimas memórias diante das câmeras, e de um presente encharcado de nostalgia. Pioneiras de uma revolução ainda em curso, elas são e sempre serão Filhas da Noite.
PONTO E VÍRGULA I 2024 I 17' I Thiago Kistenmacker I RJ
O recifense João chega ao Rio de Janeiro e adentra o mundo do carioca Vitor, após 30 anos sem vê-lo. Aos 70, os amantes assimilam passado, presente e possível futuro, após tanto de suas vidas parecer ter chegado a um fim.
DEPOIS DE TUDO I 2008 I 12’ I Rafael Saar I RJ
Depois da despedida, a espera. Depois da espera, a volta. Depois de tudo, o que mais querem é estar juntos e um dia basta para esperarem pelo próximo.
OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO I 2023 I 24’ I Renato Sircilli I SP
Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para Alberto lhe garante uma renda extra, mas também afeto, ainda que Jorge não se lembre mais como é o som de seu próprio prazer.
TODA NOITE ESTAREI LÁ I 2024 I 1’12 I Tati Franklin e Suellen Vasconcelos | ES
Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste de professar a sua fé. Toda noite, ela prepara cartazes e os leva para a porta da igreja, à espera do dia que poderá voltar a entrar. Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades trazidas por uma inesperada pandemia, o documentário acompanha a luta da cabeleireira transexual por fazer valer o seu direito constitucional à liberdade religiosa.
CARTAS PARA EROS I 2008 I 30’ I Herbert Fieni I ES
Cartas para Eros é um documentário de 32 minutos, realizado por Herbert Fieni, que foi lançado em 2016. O filme é uma homenagem à Boate Eros, um espaço criado nos anos 90 para artistas performers de Cabaret no Espírito Santo. Um filme ensaio que recompõe as trajetórias de gênero fluido através da lembrança de uma artista. travesti.
BAILÃO I 2009 I 17’ I Marcelo Caetano I SP
Um mosaico. A construção de uma voz coletiva a partir de suas sinceras ambiguidades.Uma declaração de amor. Um filme sobre heróis. A memória de uma geração queer visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade; o enredo a
urgência da vida. E o Bailão, o ponto de convergência dessas histórias.
FILHOS DA NOITE I 2022 I 16’ I Henrique Arruda I PE
Oito homens gays entre 50 e 70 anos compartilham suas memórias, vivências, e imagens noturnas, questionando-se sobre qual lugar seus corpos ocupam agora. “Filhos da Noite” é um espelho de memórias que reúne pesquisas, imagens, vídeos, relatos e afetos de corpos LGBTQIA+ acima dos 50 anos.
GRETA I 2019 I 97’ I Armando Praça I CE
O hospital em Fortaleza, Brasil, está tão superlotado que o enfermeiro Pedro, de 70 anos, não consegue encontrar uma cama para sua amiga transgênero Daniela, que sofre de insuficiência renal. Sem mais delongas, ele secretamente leva um jovem ferido, que está sob guarda policial por suspeita de assassinato, para sua casa e, em vez disso, dá a cama de hospital do jovem para Daniela. Apesar do passado do jovem, um relacionamento físico e terno se desenvolve entre o carinhoso Pedro, cuja paixão pela atriz Greta Garbo influencia até mesmo sua vida sexual, e Jean, sua hóspede convalescente. Quando eles vão à sauna gay, Pedro é a pessoa mais velha lá, o que leva Jean a chamá-lo de "meu velho chupador de pica". Mas quão seriamente Pedro deve levar as histórias de Jean? E quais são exatamente as intenções do jovem?
VAMPSIDA I 1998 I 16’ I Cloves Mendes I ES
Uma história de amor impossível entre o último vampiro e a última mulher sem o vírus HIV.
WALDO I 2024 I 15’ I Fabricio Fernandez e Diego Nunes I ES
O poeta Waldo Motta fala sobre a sua construção da poética do sagrado.
PEIXE ABISSAL I 2022 I 110' I Rafael Saar I RJ
Seres luminosos, divinos e mundanos, líricos e selvagens, masculinos e femininos. Homens, mães e santas emergem em um mergulho profundo no universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Outra figura frequente no IN-EDIT BRASIL, Rafael Saar (vencedor de 2015, com “Yorimatã”), traz o universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Soropositivo desde os anos 1990, Capucho utiliza não somente a doença, mas também suas sequelas físicas como fontes de sua reinvenção artística. “Peixe Abissal” nos apresenta um território onde literatura, música e pintura se cruzam em um submundo gay e pornográfico.
Instagram: @cinelgbt50mais
Spotify: https://encurtador.com.br/ZC5Fz
E-mail: escineclubediversidade@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61577872736062 (
Serviço:
CineLGBT50+ — Mostra do ES Cineclube Diversidade para Pessoas da Terceira Idade LGBT
Data: 23 a 26 de outubro de 2025
Local: Sala Milson Henriques, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, Centro de Vitória.
Gratuito
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br