Eremita retorna ao Teatro Sônia Cabral para apresentação única em Vitória
Após uma estreia bem recebida em Vitória e uma temporada de destaque em Salvador, o espetáculo “Eremita” retorna à capital capixaba para uma apresentação única nesta quinta-feira (12), no Teatro Sônia Cabral, no Centro da cidade. A sessão é gratuita e faz parte da programação do Festival Verão Cultural, com ingressos distribuídos no local, por ordem de chegada.
O espetáculo é realizado por meio do Edital 10/2024 – Artes Cênicas, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Concebido e interpretado pelo ator capixaba Mateus Schimith, professor de interpretação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o solo estreou em Vitória em outubro de 2025. Desde então, a obra passou por uma temporada em Salvador, em 2026, onde recebeu destaque de público e crítica.
Com direção de Antônio Apolinário e dramaturgia de Fernando Marques, o espetáculo articula mito, autobiografia e investigação corporal em uma linguagem poética e imagética. A obra dialoga com figuras da mitologia grega, como Narciso, Atlas e Sísifo, não para recontar suas histórias, mas para explorar seus símbolos na construção de uma metáfora contemporânea sobre identidade, deslocamento e autoconhecimento.
Durante a temporada em Salvador, a obra recebeu elogios da crítica. O escritor, crítico literário e professor universitário Décio Torres Cruz, da UFBA e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), descreveu a montagem como um “fascinante espetáculo”, destacando a releitura dos mitos gregos para refletir sobre a busca de um homem por si mesmo. Ele também ressaltou a performance de Mateus Schimith, capaz de criar múltiplos universos cênicos com poucos elementos e imagens de forte impacto poético.
Serviço
Espetáculo: Eremita
Data: 12/03 (quinta-feira)
Local: Teatro Sônia Cabral – R. São Gonçalo - Centro, Vitória
Apresentação única
Entrada gratuita – ingressos distribuídos no local, por ordem de chegada.
Ficha técnica:
Direção: Antonio Apolinário
Assistência de Direção: Fernando Marques
Estagiário de Direção: Felipe Boleli
Dramaturgia: Fernando Marques
Ator: Mateus Schimith
Direção de Arte: Antonio Apolinário
Estagiárias de Figurino e Cenografia: Endi e Joelma Silva
Assistente de fugurino/costureira: Martana Cerqueira
Maquiagem: Cleverson Guerrera
Iluminação e Operador de Luz: Daniel Boone
Estagiária de Iluminação e sonoplastia: Natalia Cortelette
Trilha Sonora: Luciano Bahia
Produtora Executiva: Thalia Peçanha
Estagiária de Produção: Bianca Rodrigues
Fotografia: Caio Lirio
Filmagem: Mari Eilert
Design Gráfico: Alê Pin
Assessoria de Imprensa: Elaine Dal Gobbo
Gestão de Mídias Sociais: Djhonatan Soares e Tiago Soares
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br