20/06/2024 16h23

Encontro de Capoeira em Cariacica reunirá mestres do Espírito Santo e de outros estados

Cinquenta grupos de capoeira de outros estados e do Espírito Santo participarão do Encontro Nacional de Capoeira, de 27 a 30 de junho, em Cariacica, na Grande Vitória. O evento, organizado por Alessandra dos Santos, conhecida como Mestra Baixinha, é aberto ao público e contará com oficinas, vivências, apresentações culturais, troca de cordas, batizado e palestras. A realização do Encontro foi possível por meio de recursos do edital de seleção de Projetos Patrimônio Vivo: Apoio a Festas e Celebrações da Cultura Popular Tradicional, da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria da Cultura (Secult).

Para o evento, desembarcarão no Estado mestres do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Distrito Federal. Dos municípios capixabas, estarão mestres de Colatina, Montanha, Nova Venécia, Linhares e Ibiraçu, no norte; e Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Viana, na Grande Vitória.

“Trata-se de um evento de excepcional significado esportivo e cultural na promoção de uma arte marcial genuinamente brasileira, consagrada internacionalmente”, afirma Baixinha.

A mestra salienta que o Encontro Nacional de Capoeira pode ser considerado um dos maiores e um dos mais expressivos eventos nacionais da modalidade, um dos mais tradicionais do município de Cariacica e já está entre os grandes eventos do Estado do Espírito Santo.

Apesar de ser aberto ao público, o intuito do evento é também proporcionar aos atendidos do Projeto Capoeira Transformando Vidas e do Projeto Lapidando Diamantes, ambos coordenados por Baixinha, em Cariacica, a vivência esportiva e cultural com capoeiristas de outros estados e com grupos da Grande Vitória, como forma de incentivá-los cada vez mais ao esporte, difundir a capoeira e conquistar novos adeptos.

Programação

A programação começa na próxima quinta-feira (27), às 19h30, no Shopping Moxuara, em Campo Grande, com apresentação de roda de capoeira. As oficinas, vivências, apresentações culturais, troca de cordas, batizado e palestras contarão com grandes nomes da capoeira no Brasil e no Espírito Santo, entre eles, a própria Baixinha, Mestre Capixaba (ES), Mestre Niltinho (MG), Mestra Kelly (MG), Mestra Morena (SP), Mestre Jeffinho (ES), Mestra Iuna (GO) e Mestra Michelinha (DF), Contramestre Márcio Paulista (ES), Formando Kojac (ES), Professor Erick Maia (DF), Professora Jennifer (ES), Instrutora Gata (ES), Monitores Orelha e Yornei (ES).

A partir do dia 28, as atividades serão na Associação Reame, em Cruzeiro do Sul, próximo ao Terminal de Campo Grande. Nesse dia o evento começa às 19h, e contará com atividades para crianças, capoeiristas iniciantes, não avançados e avançados. Para as crianças, haverá as vivências de Musicalidade Infantil, com foco na faixa etária entre 3 e 7 anos, e de Capoeira Infantil, para crianças de 8 a 12 anos. Acontecerá, ainda, a vivência de Capoeira para iniciantes, não avançados e avançados. O segundo dia do evento se encerra com uma roda de capoeira.

Durante o sábado (29), a programação, que começa às 9h, vai até a noite, também com atividades para diversos públicos. Tem início com a palestra Movimento Sem Limites: Estratégia de Prevenção de Lesão de Quadril para Capoeiristas, para avançados e não avançados. Paralelamente, ainda na parte da manhã, acontecerão as vivências de Capoeira Infantil, para crianças de 3 a 7 anos; Musicalidade, para as de 8 a 12; e Capoeira para iniciantes.

No mesmo dia, na parte da tarde, haverá vivência de Maculelê e Congo, sem restrição de público. Das 16h às 17h, o Encontro contará com duas vivências de Capoeira Infantil, uma para crianças de 3 a 7 anos e outra para as de 8 a 12.

Simultaneamente, terá vivência de Capoeira para iniciantes, avançados e não avançados. Ao final da programação do dia 29 haverá roda de capoeira. O evento finda no domingo (30), com batizado de capoeira, troca de corda e apresentações culturais. Baixinha explica que o batizado é quando a pessoa participa pela primeira vez de uma grande roda. A partir daí, a pessoa recebe uma corda de capoeira, se oficializando como capoeirista.

O Encontro conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport), Prefeitura Municipal de Cariacica, Shopping Moxuara, Associação Reame, Agência de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem), Uni Embreagem, Cevim, Rossi Rio, Vitória Bordados, Arthus Pizza, T Turismo, Bonna Pizza, Unicesumar,  ASV Auto Socorro, Geissy Churros, Tecnotherm, Thomes Net e DCN Energia Solar.

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111