Eliane Correia lança novo livro infantil ‘Lendas do Caparaó’, com encenação teatral em Guaçuí

Na próxima sexta-feira (1º), o Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, recebe o lançamento do livro Lendas do Caparaó, da escritora, atriz, arte-educadora e idealizadora da companhia “Mais Um Ponto Mais Um Conto”, Eliane Correia. A obra resgata a identidade, a memória e as expressões artísticas da região. O evento tem entrada gratuita e contará com três apresentações das lendas que foram teatralizadas para o público infantil.
Lendas do Caparaó é fruto de uma imersão artística e pesquisa sensível, além de trazer narrativas, imagens e registros que celebram as manifestações culturais primariamente indígenas, e as histórias que marcam a região do Caparaó. Com uma linguagem acessível e estética apurada, a obra valoriza as vozes locais, os saberes populares e o território como potência criativa.
“Esse livro e o espetáculo são uma forma de devolver ao público caparaoense aquilo que ele nos oferece todos os dias: beleza, força e ancestralidade. É também um chamado à escuta das histórias que resistem no tempo e no corpo das comunidades”, afirma Eliane Correia, idealizadora do projeto.
Já o espetáculo, que também será apresentado na mesma noite, é uma experiência cênica que mistura teatro, música, corpo e poesia. A montagem propõe uma viagem lúdica e afetiva pelas tradições e potência simbólica das culturas do interior, lançando um olhar contemporâneo sobre o passado e o presente.
A edição do Lendas do Caparaó foi publicada pela editora Uirapuru e traz as histórias “A macieira do Caparaó”, “A lenda da Pedra Menina e a Serpente Shahmun” e as “Árvores andantes”. O livro conta com acessibilidade, por meio de QRcode que direciona o leitor para assistir as histórias contadas pela autora e surge no intuito de ver registradas algumas lendas e crendices do povo da região, conservando e fazendo perpetuar essas histórias, que, aos poucos, estão deixando de serem recontadas e que devem povoar bibliotecas, escolas e os olhos dos pequenos leitores.
A obra é um instrumento capaz de fortalecer a cultura da região, fomentar o gosto pela leitura e estimular novos leitores.
Fotos: Divulgação Cia Mais Um Ponto Mais Um Conto
Sobre o espetáculo
O espetáculo torna o livro em um universo encantado com bonecos, marionetes e animação que dão vida às Lendas do Caparaó. A atriz, artista plástica, marionetista e produtora Daiane Baumgartner contribuiu com a formulação do espetáculo, na sede da Cia Mais Um Ponto Mais Um Conto. A peça tem classificação livre e será apresentada em duas sessões no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, às 8h e às 10h, atendendo estudantes das escolas públicas municipais e uma sessão aberta ao público, às 19h, junto ao evento de lançamento do livro homônimo.
Tanto o livro quanto o espetáculo são realizados com recursos dos editais: 011/2023 – Produção e difusão de obras literárias e 010/2023 – Artes Cênicas, por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
Ficha técnica:
Eliane Correia
Vitória Ribeiro
Wallace Dias
Intérprete de Libras- Danielle Lino
Iluminação- Matheus Soares
Adereços e cenário- João Batista Ferreira de Moraes
Bonecos- Márcia Veronez
Sonoplastia- a CIA
Artes- Felipe Gomes
Assessoria de imprensa- Taynara Barreto
Serviço:
Lançamento de livro + Espetáculo
Data: 1º de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Fernando Torres – Av. Gov. Lacerda de Aguiar, s/n - Centro, Guaçuí - ES
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny
Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br