06/11/2020 19h54

Editais da Lei Aldir Blanc terão inscrições abertas na próxima semana

No decorrer de novembro serão abertas as inscrições pelo Mapa Cultural; cada edital ficará aberto por 15 dias.

A Secretaria da Cultura (Secult) abrirá na próxima semana os primeiros editais e chamamentos públicos referentes ao Inciso III da Lei Aldir Blanc no Espírito Santo. A seleção será dividida em oito linhas de apoio, cabendo propostas vindas de pessoas físicas, pessoas jurídicas e Organizações da Sociedade Civil.

No decorrer de novembro serão abertas as inscrições pelo Mapa Cultural. Cada edital ficará aberto por 15 dias. Os projetos a serem inscritos deverão seguir um modelo parecido com o dos editais 2019 do Funcultura, contendo apresentação do projeto, justificativa, planilha de custos e efeito multiplicador, entre outros dados.

Os primeiros editais com inscrições abertas serão de Artes Integradas e Licenciamento de Filmes, Videoclipes e Séries. Esses editais serão publicados no Diário Oficial do Espírito Santo, no início da próxima semana. A inscrição abre dois dias depois da publicação no Diário.

Dúvidas sobre os editais poderão ser esclarecidas ao vivo, na próxima quinta-feira (12), em uma live de apresentação detalhada dos editais de chamamento coordenada pelo secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e a subsecretária  de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas.

Conheça as linhas:

Editais

- Trajetórias - para valorizar o trabalho de grupos artísticos e da cultura popular de todo o Estado. Serão 40 projetos contemplados

Grupos Artísticos: 20 prêmios de R$ 30 mil
Grupos das Culturas Populares e Tradicionais: 20 prêmios de R$ 30 mil
Orçamento total: R$ 1,2 milhão

- Artes Integradas – para realização de festivais, mostras, feiras, debates, ciclos de palestras, seminários e residências artísticas. Serão 26 projetos contemplados:

Eixo I: Festivais, Mostras, Feiras

Para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica: oito projetos de até R$ 50 mil

Somente para Pessoa Jurídica: oito projetos de até R$ 100 mil

Eixo II: Cultura e Pensamento ES – Realização de debates, ciclos de palestras e seminários.

- Dois projetos de até R$ 30 mil

- Dois prêmios de até R$ 50 mil

Eixo III: Programa de Residências Artísticas

Seis projetos de até R$ 60 mil.

- Licenciamento de filmes, videoclipes e séries – aquisição de obras audiovisuais para exibição em plataformas digitais da Secult e na TVE. Serão 50 projetos contemplados:

Licenciamento de Curta Metragem e Vídeo Clipe: 35 projetos de R$ 3 mil.

Licenciamento de Longa Metragem e Série: 15 projetos de R$ 5 mil.

- Cultura Digital - formação de núcleos de produção nos territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e produção de conteúdo para a internet (web séries, podcast, games, aplicativos e outros formatos). Serão 62 projetos contemplados:

Territórios Criativos (Núcleo de Produção):  30 propostas de R$ 40 mil.

Produção de Conteúdo Digital

Webséries/Webcanais: 12 propostas de R$ 50 mil

Games, Realidade Aumentada e Aplicativos: oito propostas de R$ 50 mil

Outros Formatos: 12 propostas de R$ 20 mil

Chamamentos Públicos

Cultura em Toda Parte – para circulação e difusão de 200 atividades culturais (apresentações e oficinas formativas) em espaços culturais de norte a sul do Espírito Santo. A OSC selecionada poderá pagar cachês de R$ 5 mil em média.

Valor total: R$ 1,5 milhão.

Trilhas da Cultura – formação, qualificação e capacitação técnica em atividades artísticas e culturais. Vale para formação básica ou avançada.

Trilha da Produção Cultural três projetos de R$ 200 mil

Trilha da Qualificação Técnica Profissional dois projetos de R$ 200 mil reais.

Valor total: R$ 1 milhão.

Memória e Diversidade Cultural- para pesquisa, registro, inventário, conservação, restauração e digitalização.

Oito propostas de até R$ 100 mil.

Valor total: R$ 800 mil.

Livro e Leitura – programa de incentivo à leitura, formação e capacitação de mediadores e aquisição e distribuição de livros.

Uma proposta no valor de R$ 690 mil.

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc tem o objetivo de ajudar trabalhadores da cultura a superar os desafios impostos pela situação de pandemia. Aqui (https://secult.es.gov.br/leialdirblanc), você encontra tudo que você precisa saber sobre ela: panorama dos municípios que já receberam, regras para acessar os recursos, editais, o texto da lei e outros documentos oficiais, além dos nossos canais oficiais para tirar dúvidas.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627