02/01/2025 16h07 - Atualizado em 02/01/2025 16h45

Documentário sobre três Terreiros de Umbanda de Vargem Alta é lançado na internet

Já está disponível o curta-metragem "Raízes de Umbanda: O sentido de se expressar", que narra a história de três Terreiros de Umbanda de Vargem Alta: Casa de Oxalá (Centro); Família São Lázaro (Santana); São Sebastião Nossa Senhora da Conceição (Pedra Branca). Com direção de Kauã Ferreira Lima, o documentário de 23 minutos pode ser assistido gratuitamente canal do projeto no Youtube

O curta conta com entrevistas do Pai Igor – Pai de Santo do Centro Espírita Família São Lázaro da comunidade de Santana; da Mãe Nilda Castanheira – Mãe de Santo do Centro Espírita Casa de Oxalá que existe há mais de 40 anos no Centro; e da Mãe Maria Aparecida das Graças Salles – Mãe de Santo do Centro Espírita São Sebastião Nossa Senhora da Conceição da comunidade quilombola de Pedra Branca, que existe há mais de 70 anos. Além de um recorte histórico sobre a influência de povos originários indígenas e quilombolas no município, o documentário traz uma proposta educacional sobre a importância do respeito religioso e cultural na sociedade.

A direção ficou por conta do Kauã, de 19 anos. O jovem é praticante da umbanda e já presenciou casos de intolerância religiosa no município. Para o diretor, abordar a história dos três Terreiros de Vargem Alta é fortalecer a história cultural da cidade. “No município existem outros Terreiros de Umbanda, a escolha desses três, entretanto, se deu por meio das relações particulares que tenho com eles e da referência histórica que eles carregam”, afirma.

O projeto, conta ainda com uma exposição online de fotografias, é uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, por meio do Edital Fundo a Fundo, através Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Vargem Alta, com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

 

SERVIÇO

Documentário Raízes de Umbanda: O sentido de se expressar (Cor, 23’, 2024, Vargem Alta-ES)

Direção: Kauã Ferreira Lima

Disponível on-line.

Documentário

Exposição de Fotos

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard