10/04/2024 15h00 - Atualizado em 10/04/2024 15h02

Desenvolvimento de Coleções é tema de formação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

O desenvolvimento de coleções nas bibliotecas públicas é o tema dos Diálogos SEBP-ES #1, que acontecem nesta quinta-feira (11) e na próxima (18), das 14h às 17h, em formato on-line. O encontro faz parte da série de formações mensais do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES).

A formação, voltada para profissionais que atuam em bibliotecas municipais e comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES), será ministrada pela bibliotecária Eliana Terra, professora substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenadora da rede de bibliotecas escolares da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha.

“A formação continuada permite o aprimoramento das nossas habilidades, adquirir novos conhecimentos e nos adaptar às mudanças de maneira proativa. O desenvolvimento de coleções é, sem dúvida, um dos principais desafios que enfrentamos. É importante entender as necessidades e interesses dos nossos usuários, além de acompanhar as tendências literárias e as demandas por materiais em diferentes formatos”, afirma a coordenadora do SEBP-ES, Fabíola Costa.

Segundo ela, ao estreitar os diálogos sobre temas importantes, como o desenvolvimento de coleções, podemos garantir que nossas bibliotecas continuem sendo espaços relevantes, dinâmicos e inclusivos para todos os membros da comunidade.

Inscrições

As entradas são gratuitas e o formulário de inscrição contém: nome completo, e-mail, telefone celular e estado/cidade. Para se inscrever, basta acessar o link https://www.even3.com.br/desenvolvendo-colecoes

Sobre Eliana Terra

Eliana Terra Barbosa é mestra em Ciência da Informação pela Ufes e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Hoje, atua como coordenadora da rede de bibliotecas escolares da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha e como bibliotecária voluntária do Projeto Social “Fome de Leitura”. Premiada e homenageada por seus trabalhos, ela realiza pesquisas nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, com ênfase em: biblioteca escolar, gestão de redes de bibliotecas, competência em informação, formação e atuação de bibliotecários, concursos literários, estudo de usuários, formação e desenvolvimento de coleções.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br