Descalços Cia de Artes faz apresentação gratuita no Carlos Gomes no próximo sábado (24)
No próximo sábado (24), o espetáculo de dança ‘Para Rosas e Tridentes’ chega ao palco do Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, às 19 horas. A apresentação, gratuita, integra as atrações que marcam a abertura da temporada 2026 do teatro e faz parte da turnê em comemoração dos 10 anos da companhia Descalços Cia de Artes, dirigida por Maytê Hensso.
O projeto está sendo realizado por meio do Edital n° 10/2024 - Artes Cênicas da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
Para Rosas e Tridentes une as artes do corpo de forma dialógica e poética, com percepções e práticas contemporâneas do movimento. Seu argumento cerne é a transposição das vivências de terreiro, no que tange à mística e mítica de Exus e Pombagiras, para colocar em cena o feitiço do corpo contemporâneo das ruas.
O espetáculo é um convite para, na cena artística, o “Povo da Rua” tecer diálogos com essas corporeidades que se manifestam diariamente para dar vez e voz às suas identidades. É a cena contemporânea convocando o sagrado e o mundano, passado e presente, espíritos e matérias para comungar pensamentos dançantes.
A companhia é um núcleo de artes integradas que busca, por meio da arte, dar visibilidade a corporeidades dissidentes, com foco em pessoas negras e trans, tomando como centro de suas ações a linguagem poética e plural das artes enquanto potência capaz de promover novos modos de estar e operar em sociedade.
“Apresentar no Carlos Gomes, com toda à sua imponência reformada no Centro de Vitória, é mais que um retorno às atividades, é para mim a retomada de laços e abraços com a Cultura Capixaba. O Carlos Gomes como casa para as artes abre suas portas para a Descalços numa leitura de convite para vislumbrar novas visões de mundo que se voltam na concretude para garantir a afluência de todos. Descalços é sobre sonhar o chão que se pisa através da arte e nesse sentido esperamos sonhar esse palco junto com todos vocês”, diz Maytê Hensso.
A intérprete Anis de Luca afirma que “Estar no Theatro Carlos Gomes é atravessar um tempo que eu não vivi, mas que respeito profundamente. É minha primeira vez nesse palco, dançando em um espaço que ficou em silêncio por anos e que hoje respira de novo. Estou ansiosa, animada e só tenho a agradecer pelas oportunidades”.
Serviço:
Espetáculo de dança Para Rosas e Tridentes
Data: 24/01 (sábado)
Horário: 19h
Local: Theatro Carlos Gomes – R. Barão de Itapemirim, 232, Centro, Vitória
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso na bilheteria 1h antes do espetáculo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br