18/04/2017 17h25

“Daqui começo o mundo” é a nova exposição da Galeria Homero Massena que entra em cartaz na próxima terça (25)

Na próxima terça-feira (25), a Galeria Homero Massena, em Vitória, abre as portas para a exposição “Daqui começo o mundo”, que reúne trabalhos em fotografia, livros e vídeos do artista capixaba Gui Castor. A mostra promove uma interação com a exposição “Moderna Para sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú”, em cartaz no Palácio Anchieta, que reúne uma das mais importantes coleções de fotografia artística do país.

O visitante que vai ao Palácio Anchieta e conhece os clássicos da fotografia modernista (de 1940 a 1970) poderá também dar um pulo na Galeria Homero Massena (a 50 metros de distância) e conhecer uma produção atual, a partir do olhar de um jovem artista de sua cidade. A exposição “Daqui começo o mundo” fica em cartaz na Homero Massena até 24 de junho e faz parte das comemorações dos 40 anos da galeria.  

"As duas exposições ‘conversam’ entre si. Buscamos construir uma referência histórica no campo da fotografia a partir de um jovem artista, o Gui Castor, que elabora trabalhos que podem ser interpretados como respostas contemporâneas às questões desenvolvidas pelos clássicos fotógrafos brasileiros apresentados pela mostra do Instituto Itaú Cultural”, afirmou o curador da mostra, Júlio Martins.

O título da exposição é inspirado na obra “Eu vi o mundo, ele começava no Recife”, do pintor modernista pernambucano Cícero Dias. É uma afirmação que remete ao espírito da antropofagia brasileira. “Ela desenha a possibilidade de se apropriar de diversas influências de vários lugares. Essa é uma das matrizes da formação da cultura brasileira e diz respeito a esta habilidade em receber a cultura que vem de fora e devolvê-la em novos contornos. É algo muito poderoso e que aumenta a autoestima, algo que precisamos recuperar na contemporaneidade”, comentou Martins.

  Serviço:

“Daqui começo o mundo”

Exposição com fotografias, vídeos e livros de Gui Castor

Galeria Homero Massena

Abertura 25 abril, às 19 horas

Visitação: de 26 de abril a 24 de junho de 2017

Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória

Contato: (27) 3132-

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard