01/04/2024 13h48 - Atualizado em 02/04/2024 16h42

Daiane Pessoa transita por diferentes gêneros da black music em seu primeiro EP

Daiane Pessoa é compositora, cantora, dançarina, produtora cultural e pesquisadora (Fotos: Thamyres Valadares)

A multiartista capixaba Daiane Pessoa acaba de lançar seu primeiro EP, reunindo seis faixas autorais que transitam por gêneros da black music, incluindo rap, R&B e afrobeat. Intitulado “Daiane em Pessoa”, o trabalho está disponível desde sexta-feira (29) nas plataformas digitais.

Cria do morro de Bela Vista, em Vitória, a cantora apresenta em cada letra a potência de suas raízes, para além das situações de injustiça às quais seu povo é submetido, ressaltando a defesa do direito ao lazer, ao prazer, ao amor, ao dinheiro e à felicidade, aspectos muitas vezes negados a pessoas como ela.

O trabalho traz ainda uma faixa muito pessoal, composta em homenagem ao seu melhor amigo, o modelo Tales Cotta, falecido em 2019. A letra carrega ensinamentos sobre a importância de cada um ser a melhor versão de si mesmo, promovendo ações que geram transformação da realidade social vigente.

Daiane Pessoa destaca que todas as composições foram escritas em linguagem popular, valendo-se da liberdade artística para utilizar gírias periféricas que dialogam com o principal público que a artista busca alcançar: pessoas pretas, periféricas, em sua maioria mulheres, ouvintes da black music.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 012/2022 – Produção Musical, da Secretaria da Cultura (Secult), o EP envolveu em seu processo de produção a participação de fazedores de cultura capixaba, em sua maioria pessoas negras.

Com uma carreira já consolidada no universo da dança, a artista voltou a investir na carreira musical após sofrer um acidente que a impossibilitou de dançar por um período. O projeto MC Mulheres, realizado pelo Movimento Cidade em 2022, foi o pontapé inicial para o lançamento de seu primeiro single, “Retomada”, gravado de forma coletiva, em colaboração com artistas capixabas e nordestinas. Na sequência, lançou a música “Tipo Gin”, que foi incluída em seu EP com uma nova roupagem.

Compositora, cantora, dançarina, produtora cultural e pesquisadora, Daiane Pessoa conta que, durante muito tempo, preocupada em atender às expectativas familiares e com a segurança financeira, manteve a carreira artística em segundo plano. Estudou, graduou-se e fez mestrado na área de Educação Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente, por meio dos editais de cultura, ela tem encontrado oportunidades para se dedicar mais à arte, de forma concreta e com a possibilidade de torná-la, inclusive, uma atividade rentável.

Confira a faixa "Meu Menino", dedicada ao modelo Tales Cotta:

Serviço:

EP “Daiane em Pessoa”