02/12/2024 17h14 - Atualizado em 02/12/2024 17h21

Cultura em Toda Parte leva programação diversificada para Montanha

O Cultura em Toda Parte 2024 segue percorrendo os municípios do Espírito Santo. De 25 a 30 de novembro, a caravana itinerante desembarcou em Montanha, no norte do estado, com uma programação gratuita que apresentou uma série de atividades e formações que foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit. Na sequência, o projeto vai para Aracruz. Toda programação foi gratuita. 

A programação cultural em Montanha começou na sexta-feira (29), com a apresentação de dança Batinga, de Elidio Netto, que é artista da dança e ativista pelo direito de fruição e amplitude social da cultura. “Nesse espetáculo solo eu trago toda a ancestralidade da minha família, trazendo histórias da minha mãe, da minha avó, do barro que eu ia buscar num rio lá em Muniz Freire, para limpar nosso fogão à lenha”.

No sábado (30), Kika Amorim fez a contação de história Lendas de Arrepiar. Ela leva contos populares para público de classificação livre, prometendo alguns sustos com todo o tempero de suspense na apresentação. “Agradeço por estar nesse lugar maravilhoso e dizer o quanto foi legal ter participado desse evento. Eu adoro contar lendas de arrepiar e foi um dia de muitos gritos, pulos na cadeira, com minhas histórias.”

Logo após, Fabrício de Jesus apresentou o espetáculo Contando Histórias de Forró, que apresentou a história de 19 anos do Grupo Estirpe, da cidade de Mucurici, com proposta inserida de movimentos modernos, como acrobáticos, dinâmicos e passos contemporâneos. “É um espetáculo para contar nossa trajetória rica e cultural. É uma apresentação com muitas cores, muita leveza e muita alegria. São 82 artistas que já passaram pelo grupo”, revelou.

Fechando a programação, a contação de história Teatro de Formas Animadas, com a Cia. Teatral Art’Manha. De forma ágil e divertida, a contação tem como proposta mostrar de maneira lúdica as aventuras de um livro mágico, brincando com a imaginação e abordando a importância da arte. “Estamos há 10 anos fazendo teatro, arte e cultura, por várias cidades do Brasil. Fizemos contação de histórias que foi uma experiência emocionante, baseado no Saltimbancos. O Cultura Em Toda Parte acaba sendo uma oportunidade para os artistas de vários lugares do Espírito Santo poderem mostrar seus trabalhos”, contou Kaio Rodrigues.

 

Formações

Além da programação cultural, as atividades de formação também integraram o Cultura em Toda Parte 2024. A atriz, diretora artística e diretora de produção, Verônica Gomes, ministrou o curso de formação Interpretação Para Teatro, TV e Cinema. “Foi fascinante. Tivemos 40 participantes muito criativos. Eu trabalhei com eles materiais de estudiosas da interpretação. Nesses dias todos eu fiz com que eles entrassem no mundo da atuação e da interpretação, e saio muito feliz de Montanha. A cidade é linda, bem cuidada e os alunos e alunas foram muito interessantes”, afirmou.

Já no sábado (30), aconteceram duas atividades de formação. Fábio Perere e Claudia Viuvanegra realizam a Oficina Contação de História Afro-Brasileira: Celebrando a Diversidade e Cultura.

Por fim, Fagner Chaves apresentou a palestra Resistência: história e cultura indígena no Brasil. “Minha palestra falou do que foi a luta dos indígenas desde a colonização do solo brasileiro e como essa resistência se dá atualmente. Esse projeto é importante porque, além de reunir fazedores de cultura que podem realizar um intercâmbio, promove também a democratização das atividades artísticas e do conhecimento”.

O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard