Cultura em Toda Parte chega a Viana com oficinas, música e teatro

O Cultura em Toda Parte está de volta em sua 4ª edição, levando programação cultural para 20 cidades do Estado. Escolhida para iniciar a edição, a cidade de Viana recebe as atividades do projeto a partir deste sábado (13), com a oficina de iniciação teatral. Já nos dias 26 e 27, a cidade recebe uma programação intensa com apresentações musicais e de teatro.
No bairro Marcílio de Noronha, o espaço da Kasa Raíz recebe a Oficina de Iniciação Teatral (36h), ministrada pelo ator e diretor Dudu Guimarães. Já em Viana Sede, a programação toma conta dos espaços culturais: Teatro Municipal Luís Rodrigues Siqueira, Galeria de Arte Casarão da Cultura Praça de Viana e da Praça Expedicionário Jerônimo Leite.
O Cultura em Toda Parte - 4º Ciclo é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a OSC Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público, apoio da Prefeitura de Viana e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
A Caravana Cultura em Toda Parte, Região Metropolitana e Norte, vai passar por Viana, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Fundão, Colatina, São Domingos do Norte, Barra de São Francisco, Nova Venécia e Mucuri.
Artistas interessados em participar da programação podem se inscrever no Mapa Cultural ES.
Oficina de Iniciação Teatral
Os encontros acontecem nos dias 13, 14, 20 e 21 na Kasa Raiz, em Marcílio de Noronha. Ao final dos encontros os alunos irão apresentar uma peça teatral, como parte da programação do sábado (27) do festival, em Viana Sede.
A oficina tem capacidade de público de até 20 vagas, com a reserva de até 20% das vagas para pessoas pretas, até 20% para pessoas idosas, até 20% para mulheres e até 20% para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A oficina é gratuita e as inscrições podem ser realizadas neste link.
Data: 13, 14, 20 e 21 de setembro.
Horário: 08h às 18h
Endereço: Kasa Raíz - R. São José dos Campos, 38 - Marcílio de Noronha, Viana.
Programação:
Sexta-feira - 26/09
📍 No Teatro Municipal Luís Rodrigues Siqueira, em Viana Sede
Av. Florentino Ávidos, 2-146 - Centro
8h às 11h - Oficina de Dança Afro e Contemporânea
Com o artista, Gil Mendes.
Iniciação à dança afro, dança contemporânea e expressão corporal.
📍 Na Praça de Viana Sede - Praça Expedicionário Jerônimo Leite, Centro, Viana.
16h - Histórias da Casa de Vó com Gab Kruger
Diga: um conto de cada canto, espetáculo de teatro que usa circo e música para contar histórias.
17h - Trio Power com Acústico em Dobro - Pop Rock
Reúne Ângelo Machado (voz e guitarra), Gil Batera (bateria e voz) e Wanderson Brunelli (contrabaixo) interpretando clássicos do pop rock nacional e internacional, além de composições autorais,
19h - Roda de Samba com o Grupo Festa Das Ciatas
Celebrando a cultura afro-brasileira através de várias vertentes do samba (samba de raiz, partido-alto, terreiro e morro).
20h - Forró pé de serra com Bela Broetto
Repertório romântico e dançante, incluindo músicas autorais e clássicos do forró.
Sábado - 27/09
📍 Galeria de Arte Casarão da Cultura - R. Getúlio Vargas, 80 - Centro, Viana
8h - Oficina de Tintas Naturais: Cores que Nascem da Terra
Com o artista Piatan Lube: “Cores que nascem da terra”. Experiência prática de criação de pigmentos a partir da natureza, resgatando técnicas ancestrais e coletivas de extração de cor.
📍 Praça de Viana Sede - Praça Expedicionário Jerônimo Leite, Centro, Viana.
16h - Apresentação Final da Oficina de Teatro
Turma de alunos de Dudu Guimarães
Resultado do processo formativo em artes cênicas desenvolvido na Kasa Raíz.
17h - Espetáculo Circense – Le Peppe Circus
Apresentação interativa e divertida, com palhaço, acrobacias, malabares e equilíbrio.
18h - Mestre Ezequiel e Cia Cumby
Grupo Musical Cia Cumby foi fundado pelo mestre Prudêncio, legado esse herdado pelo seu filho mestre Ezequiel de Assis Nascimento. A proposta musical mescla o congo o rock e o rap.
19h30- Lucas Lacerda e Banda- Sertanejo/Piseiro
Repertório variado, incluindo sertanejo, piseiro, modão e sucessos atuais do TikTok.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Centro Cultural Eliziário Rangel
Contato (WhatsApp): +55 27 3051-0835
Programação: @eliziariorangel (https://www.instagram.com/eliziariorangel)