19/02/2026 17h23

Cultura em Toda Parte chega a Colatina com música, teatro e palhaçaria

Colatina, a “Princesinha do Norte”, é o próximo destino a receber a caravana Cultura em Toda Parte - 4º Ciclo, iniciativa do Governo do Estado que está percorrendo 20 municípios capixabas, promovendo acesso gratuito à cultura e incentivando a ocupação de espaços públicos com diversidade, inclusão e valorização dos artistas do Espírito Santo. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, sexta-feira e sábado, a Área Verde de Colatina recebe shows musicais, contação de histórias, apresentações de teatro, ilusionismo e palhaçaria. Além disso, oficinas vão fortalecer a formação de artistas locais com atividades na mesma semana.

A programação é realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as Organizações de Sociedade Civil (OSCs), Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público. Contando com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal e com apoio da Prefeitura de Colatina.

A edição de Colatina abre sua programação na sexta-feira (27), às 16 horas, com o espetáculo interativo de rua “O poder do impossível”, em que Ronaldo Lopes de Sá, o Tio Legal, transforma a literatura em experiência coletiva a partir da contação de histórias. Em seguida, os participantes da oficina teatral do Cultura em Toda Parte apresentam o resultado da atividade em praça pública.

À noite, o show de Renato Sabaini traz releituras de clássicos da MPB e Bossa Nova, a partir das 18h30. Em seguida, o cantor Rafael Mariano apresenta um show animado, envolvente e feito para toda a família.

No sábado (28), às 19h, Joãozinho Garcia, traz o espetáculo “Palhágico”, que une a arte da mágica com a linguagem da palhaçaria, criando uma experiência divertida, sensível e participativa para famílias e crianças. 

A noite segue com três atrações musicais: a Fanfarra Cultural Feminina Rotary Club de Colatina, apresentando um espetáculo musical que celebra a força, a união e a representatividade feminina; o Imperadores Samba Show, apresentação do projeto Samba Capixaba dedicada à valorização do samba de enredo das escolas de samba do Espírito Santo; e o show Sampa Para Todos, comandado pelo cantor e pandeirista Gil Miranda, com uma trajetória marcada pelo compromisso com a valorização da música brasileira.

 

Formações

Três oficinas, todas gratuitas, acontecem antes e durante a programação. De segunda (23) a quinta-feira (26), o ator Dudu Guimarães ministra, em dois turnos, a “Oficina de iniciação teatral”, com duração total de 36 horas, voltada para público jovem e adulto, com montagem e apresentação teatral de rua.

Durante a manhã, entre 7h e 11h, a formação acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Columbia. São 20 vagas abertas, com inscrições por meio do formulário online (https://forms.gle/HbFMu3BJehhxzqux9). Outra turma, realizada no período vespertino, atenderá a internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). O resultado da oficina será apresentado ao público na sexta-feira (27), às 17h, na Área Verde. 

As outras duas formações, com menor duração, serão realizadas na sexta-feira (27), de 8h às 11h, na Biblioteca Municipal de Colatina. A artista Juliana de Moraes realiza a oficina “A cidade delas - oficina de consciência corporal para mulheres”, que propõe práticas acessíveis de consciência corporal, respiração, movimento e expressão criativa, conectando corpo, identidade e território. Já Luana Eva e Ludmila Porto trazem uma oficina sobre Elaboração de Projetos, com o objetivo de introduzir o conceito de produção cultural, apresentando as fases de planejamento e escrita de um projeto cultural. As inscrições para ambas atividades de curta duração podem ser feitas aqui: https://forms.gle/bvt7WNzwz7c3dv387 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

OFICINAS 

De segundo a quinta-feira (23 a 26 de fevereiro) 

Oficina de Iniciação Teatral com Dudu Guimarães

Introdução sobre teatro para jovens e adultos com montagem e apresentação teatral de rua.

Horário: 7h às 11h

Local: CEU - Centro De Artes E Esportes Unificados -  Av. Pardal - Columbia, Colatina - ES 

Link de inscrição: https://forms.gle/HbFMu3BJehhxzqux9 

 

Sexta-feira, 27 de fevereiro 

Oficina “A cidade delas - oficina de consciência corporal para mulheres”, com Juliana de Moraes

A atividade propõe práticas acessíveis de consciência corporal, respiração, movimento e expressão criativa, conectando corpo, identidade e território. 

Horário: 8h às 11h

Local: Biblioteca Municipal de Colatina - Av. Ângelo Giuberti, 406-516 - Vila Nova, Colatina (ES)

Link de inscrição:  https://forms.gle/bvt7WNzwz7c3dv387 

 

Oficina de Elaboração de Projetos com Luana Eva e Ludmila Porto

A oficina tem o objetivo de introduzir o conceito de produção cultural, apresentando as fases de planejamento e escrita de um projeto cultural.

Horário: 8h às 11h

Local: Biblioteca Municipal de Colatina - Av. Ângelo Giuberti, 406-516 - Vila Nova, Colatina (ES)

Link de inscrição: https://forms.gle/bvt7WNzwz7c3dv387 

 


PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

Sexta-feira, 27 de fevereiro 

Local:  Área Verde, Ibc, Colatina  / Av. Sen. Moacyr Dalla, 924 - Colatina Velha, Colatina (ES)

16h - O poder do impossível - Contação de histórias com Tio Legal (Ronaldo Lopes de Sá)

17h - Apresentação do resultado da oficina de iniciação teatral - com o professor Dudu Guimarães e alunos.

18h30 - Renato Sabaini 

20h30 - Rafael Mariano

 

Sábado, 28 de fevereiro 

Local:  Área Verde, Ibc, Colatina  / Av. Sen. Moacyr Dalla, 924 - Colatina Velha, Colatina (ES)

19h - O Palhágico - Joãozinho Garcia

20h - Fanfarra Cultural Feminina Rotary Club de Colatina 

21h - Imperadores Samba Show

22h - Samba Pra Todos 

 

Mais informações

Centro Cultural Eliziário Rangel
WhatsApp: (27) 3051-0835
Instagram: @eliziariorangel

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

E-mails: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard