Cultura em Toda Parte: 4ª edição do projeto trouxe programação especial para o verão de Piúma
Piúma é um dos destinos mais procurados para curtir o verão no Espírito Santo. A cidade foi palco da caravana itinerante do Cultura em Toda Parte 4ª edição no último fim de semana de janeiro. O projeto é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura de Piúma e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
A programação gratuita aconteceu na Praça Dona Carmem, localizada em frente ao calçadão da Orla de Piúma, e teve início na noite de sexta-feira (30), com a DJ Neggá, que priorizou o som produzido por mulheres e abriu seu set com canções de artistas capixabas, como Ada Koffi (Pode Crê) e Do Carmo (Salve). Ela também abriu espaço para a participação dos artistas W.I. e Predok que levaram para o palco canções autorais Old School e Não Encaixo no Beat. "Eu gostei muito do participar do Cultura em Toda Parte, que foi na minha cidade. É sempre um prazer estar tocando aqui, em casa, com a participação do W.I. e do Predok que fez parte deste complemento musical, ao lado do meu setlist e foi realmente lindo", disse a DJ Neggá.
Na sequência, o forró deu nome, com a apresentação do Trio Maruí. O grupo abriu a apresentação com clássicos do gênero, além de canções autorais. "Foi um prazer imenso, fazer o nosso show, o Bailão do Maruí, aqui para o Cultura em Toda Parte, em Piúma. A gente sempre tentou participar e agora conseguiu e está sendo uma honra danada. Foi sensacional a experiência. Parabéns ao IBCA e a Secult pela proposta", afirmou Guilherme Schneider, sanfoneiro do Trio Maruí, ao lado dos integrantes do projeto.
Fechando a noite, o samba e pagode do PDD (PAGODE DO DUDA) animou a primeira noite de apresentações. "Só quero agradecer e torcer para que aconteça mais Cultura em Toda Parte, um projeto que alimenta a cultura, que ajuda os artistas a aparecerem mais. Eu sou da roça e vir tocar em Piúma é um sonho pra mim”, destacou Sid Salles, vocalista do grupo, que é da comunidade quilombola Pedra Branca, em Vargem Alta.
Dia dois
A programação do sábado (31), teve início às 19 horas, com o Professor Palhaço Paebolla na contação de histórias O Maior Caçador do Mundo, na qual o personagem aventureiro não caça bichos, mas vai em busca dos grandes livros.
Na sequência, a cantora Elem Narah subiu ao palco com Samba Ciranda – Uma Roda de Samba, que passeou por grandes clássicos do gênero. “O show é samba de preto. É samba, ciranda, uma roda de samba. Eu estou muito feliz de estar fazendo parte deste projeto", frisou a artista, pouco antes de subir ao palco e emocionar o público.
E a noite terminou ao som dos gêneros dançantes brasileiros na apresentação Uma Mistura de Ritmos do Sertanejo ao Axé, do cantor Wanderson Pazetto. O artista de Rio Novo do Sul, transformou a Praça Dona Carmem em um salão de baile ao som de sertanejo, forró e axé. "Para mim foi um prazer imenso participar do Cultura em Toda Parte, na cidade de Piúma. É uma divulgação muito importante para o nosso trabalho e ver as famílias curtindo com a gente".
*A apresentação do Boi Cyclone de Muqui, prevista para o sábado (31), foi adiada em função da instabilidade climática. Em breve uma nova data será divulgada.
Próxima parada
A próxima cidade que receberá o Cultura em Toda Parte 4ª Edição – Etapa Central Sul é Santa Leopoldina. A programação cultural acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2026, no Ginásio Poliesportivo do município.
O Cultura em Toda Parte – 4ª Edição é uma Caravana Cultural Itinerante, realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com as OSCs Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), via chamamento público. Conta com o apoio da Prefeitura Muqui e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br