Crianças aprendem brincando sobre cultura do congo em oficina no Centro de Vitória
Ao som do congo as crianças e suas famílias curtiram a tarde deste domingo (25), no Espaço Thelema, localizado no Centro de Vitória. Mais do que ouvir as músicas que fazem parte dessa cultura popular, elas puderam conhecer a história e aprender a tocar instrumentos como tambor, casaca, ganzá e triângulo. A atividade fez parte da oficina ‘Mulembá: raízes da cultura afro-brasileira’, realizada pelo Circuito Avessinho.
O projeto está sendo realizado por meio do Edital n° 19/2024 – Cultura para as Infâncias, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
No mês de março estão previstas como parte do Circuito a apresentação da banda Flor com Bruna Perê e Plínio Soares, as oficinas ‘De Onde Vem o Barro da Panela de Barro? ’, e de ‘Dança Afro – Movimentos da Infância e da Ancestralidade’, além do Cine Pipoquinha e da peça Irmãos de Papel.
A oficina foi ministrada por João Ifakorede, contramestre de congo, educador e coordenador do Coletivo Zacimba Educa, que promove ações culturais na região da Grande São Pedro. As atividades incluíram contação de história, apresentação de instrumentos utilizados pelas bandas de congo e um bate papo interativo sobre suas origens e história.
As crianças e seus familiares puderam tocar os instrumentos e participar de um cortejo na rua Graciano Neves. “Foi um prazer ensinar nossa cultura, falar da nossa tradição dos povos passados, do povo afro, do povo indígena, trazendo elementos dessas culturas. Foi uma alegria compartilhar esse conhecimento com os mais novos. Me dá muita esperança de ver que essas crianças vão crescer conhecendo nossa cultura, nossa tradição”, afirma.
Heitor Amorim, participante de 10 anos do projeto, relatou que a experiência “foi muito legal. A gente aprendeu muita coisa, tocou instrumentos. Pedi para que ela fizesse minha inscrição porque gosto de participar desse tipo de atividade”, complementa.
A professora Luciana Silvestre Girelli, afirma que se sentiu motivada a inscrever a filha de oito anos para conhecer o Congo, suas origens, e a relação com a cultura indígena e africana. “É importante conhecer desde pequena, ainda mais no contexto que a gente vive, de intolerância religiosa, às religiões de matriz africana e ao próprio congo”, destaca.
Programação de março:
05 de março
Apresentação da banda Flor, com Bruna Perê e Plínio Soares
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
07 de março
Oficina ‘De Onde Vem o Barro da Panela de Barro? ’, e Cine Pipoquinha
Local: Casa Thelema, em Praia Grande, Fundão
22 de março
Peça Irmãos de Papel
Local: espaço cultural Má Companhia
29 de março
Oficina de Dança Afro – Movimentos da Infância e da Ancestralidade
Local: espaço cultural Má Companhia
Todas as atividades do Circuito Avessinho são gratuitas.
Saiba mais informações sobre o projeto em @avessinhos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br