17/06/2021 10h30 - Atualizado em 17/06/2021 15h20

'Corpo-experimento' é a nova exposição do Museu de Arte do Espírito Santo

Mostra reflete sobre o corpo e suas diferentes possibilidades materiais e sensíveis. 

O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) se prepara para receber a nova exposição coletiva "Corpo-experimento", composta por obras de artistas visuais contemporâneos de diferentes localidades do Brasil, que será aberta na próxima sexta-feira (25), às 16 horas. Fazem parte da exposição os artistas Aline Motta, Angella Conte, Geovanni Lima, Natalie Mirêdia, Nazareth Pacheco, Peter de Brito, Rafael Bqueer, Renan Marcondes, Renata Felinto e Tiago Sant’Ana, além de Eneida Sanches, artista convidada especial para a apresentação de pesquisa em arte.

"Corpo-experimento" é composta por obras em diversos suportes e que utilizam diferentes linguagens, como fotografia, vídeo e instalação. A ideia é refletir sobre o tema em questão de forma ampliada, pois cada obra utiliza diferentes materiais, suportes e linguagens. A exposição contará com ações presenciais e on-line e estará aberta para visitação seguindo todos os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado do Espírito Santo. 

Aspecto importante do modo de realização desse projeto expositivo foi a fusão entre a pré-curadoria, feita por Natalie Mirêdia, e a curadoria, assinada por Gilberto Alexandre Sobrinho em diálogo com o artista Geovanni Lima. Ao contemplar essas diferentes perspectivas, a mostra CORPO-EXPERIMENTO apresenta a prática artística como uma construção coletiva - o que se confirma pelo fato de os artistas convidados terem contribuído com todo o processo de escolha de seus trabalhos, compondo assim uma partitura coletiva de recortes curatoriais. Já a curadoria educativa da exposição foi realizada por Maíra Vaz Valente e Bruno Makia.

A exposição CORPO-EXPERIMENTO foi contemplada pelo Edital Setorial de Artes Visuais de 2020/Funcultura da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e, além das visitações, contará com uma programação paralela cuja maior parte das ações acontecerá no ambiente online. Serão atividades de arte-educação, disponibilização de materiais paradidáticos, formações e conversas com curadoria e artistas.

Visitação presencial 

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e visando à segurança do público e das pessoas que trabalham no Museu de Arte do Espírito Santo, as visitas presenciais poderão ser agendadas de modo prévio, pela internet, por meio do link https://linktr.ee/maes.museu. Mais informações pelo telefone (27) 3132-8393 ou pelo e-mail maes.educativo@gmail.com

Para grupos de visitantes espontâneos, de até cinco pessoas, não será necessário o agendamento prévio. No entanto, a entrada no Museu está condicionada à capacidade de comportar apenas dez visitantes no espaço expositivo. Para grupos entre cinco e dez pessoas, o agendamento prévio é obrigatório e será confirmado por e-mail, pela equipe do Museu. Ambas as visitas deverão ser feitas reunindo, no máximo, dez pessoas e divididas internamente em dois grupos de cinco. Para entrar no MAES, será obrigatória a utilização de máscara e álcool em gel.

Regras e recomendações para visitação de grupos: 

- Para entrar no MAES, é obrigatória a utilização de máscara e será disponibilizado álcool em gel para os visitantes;

- Serão atendidos grupos de até 10 pessoas;

  • Grupo de pessoas podem fazer o agendamento prévio pelo link: https://linktr.ee/maes.museu.
  • Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (27) 3132-8393;

O Museu de Arte do Espírito Santo terá um funcionamento reduzido por conta da pandemia, das 10h às 16h, de terça-feira a sexta-feira, e sábados e domingos, das 12h às 16h, com horários que podem ser redefinidos após o fim do decreto que normatiza as medidas sanitárias obrigatórias.

Serviço: Exposição coletiva "Corpo-experimento"

Visitação: 26/06 a a 15/08/2021

De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h

Sábado e Domingo, das 10h às 16h

Entrada franca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard