23/09/2025 10h24

Coral capixaba leva o Congo a encontro internacional de corais

O Espírito Santo esteve em evidência no XXXVI Encontro Internacional de Corais, realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, em Cabo Frio (RJ), com a participação do Coral Opus Liberi. O grupo independente emocionou o público ao apresentar a peça ‘Congos de Beira Mar’, destacando o Congo Capixaba, um dos patrimônios imateriais mais importantes do Estado.

A apresentação foi contemplada pelo edital de Circulação e Intercâmbio da Secretaria da Cultura (Secult) com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e regida pelo maestro Cláudio Modesto. No palco, o grupo utilizou casaca, tambor de condução, tambor de repique e a bandeira do Espírito Santo, reforçando a identidade cultural da performance.

“Quando recebemos o convite, sabíamos que não era apenas uma apresentação, era uma oportunidade de levar a alma do Espírito Santo para um palco internacional. O Congo é mais do que música, é resistência, identidade e história viva do nosso povo”, destacou o maestro Cláudio Modesto.

Além do congo, o repertório contou com clássicos da música popular brasileira, como “Vassourinhas”, “Trem do Pantanal” e “Lata D’Água”, além de obras como Dirait-on, Tota Pulchra Es Maria, Unicornis Captivatur, Por un Viejo, Cantate Domino e Elijah Rock.

Formado por 31 coralistas voluntários, o Opus Liberi mantém ensaios semanais às sextas e sábados.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

(27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard