21/07/2020 14h43

Conteúdo Paralelo lança clipe e apresenta novo disco

 

"Voo" é o segundo álbum do grupo capixaba, que é um expoente do rap alternativo com doses de experimentalismo.

Andar na contramão não é questão de coragem, mas de princípios. Enquanto o mercado fonográfico investe em sons como o trap e a poesia acústica, o grupo capixaba Conteúdo Paralelo lança seu segundo disco, "Voo", disponível no Youtube e em breve nas plataformas digitais como: Deezer, Spotify, Google Play, iTunes e outras. 

O álbum foi produzido pela Bicho Solto Produções e contou com apoio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). São 16 faixas incluindo músicas e pequenas vinhetas de um autêntico rap underground. 

São micro-histórias que se conectam por meio de fragmentos de canções, ruídos e ideias que fluem das mentes criativas dos artistas que constroem o pluriverso da nave espacial ao qual convidam o ouvinte para embarcar. Os fragmentos que marcam transições entre músicas dão pistas de onde querem chegar e indicam para os curiosos possibilidades de extrapolar o disco e o próprio trabalho do grupo.

Quando fala em "Voo", o Conteúdo Paralelo propõe uma viagem musical tanto pelas letras, quanto pelas melodias de suas canções, como sugere o nome do grupo, por caminhos densos, mas não tão convencionais. De um lado, um pé fincado na consciência e politização de jovens oriundos das periferias que encontraram no hip hop um caminho e um compromisso. De outro, o gosto pelo som alternativo, de uma melodia livre de amarras e ao mesmo tempo reciclada, usando a técnica do bom e velho sampler para se reinventar. 

O grupo surgiu em 2004 em Serra Dourada, bairro de periferia da Serra, que é um dos berços importantes para o hip hop capixaba. Reúne nas letras e vocais Fredone Fone e Renato Ren, ambos que para além do trabalho de MCs possuem carreira consolidada na área do graffiti e das artes visuais. Os beats e a produção musical ficam por conta do primoroso trabalho artesanal de L. Brau, também integrante do primeiro grupo de rap do Espírito Santo, o Suspeitos na Mira.  

"Voo", segundo disco cheio do Conteúdo Paralelo, ainda conta com scratches e colagens dos DJs Dandão e LD Fli. O álbum foi produzido pela Bicho Solto Produções e lançado pela Bicho Solto Records.

 Uma das canções, Copo Meio Cheio, já ganhou um clipe, desenvolvido também de forma independente.

 Apertem os cintos. Essa viagem musical pode te levar a lugares desconhecidos.

 Ficha Técnica

Voo - Conteúdo Paralelo

Instrumentais, gravações, mixagem e masterização: Luciano Adriano "L. Brau"

Vozes: Fredone Fone e Renato Ren

Scratches e colagens: DJ Dandão e DJ LD Fli

 

Produção geral: Conteúdo Paralelo

Produção executiva: Bicho Solto Records

Produção fonográfica: Bicho Solto Produções

Projeto gráfico: Explano (Fredone Fone e Ren)

Gravado entre 2018 e 2020 na Bicho Solto Produções

Ano de lançamento: 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99808-7701 / 99902-1627

secultesjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Facebook: secult.espiritosanto

Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard