11/06/2020 13h18

Conselho Estadual de Cultura dá continuidade ao processo eleitoral do novo colegiado

A 125ª Reunião do CEC foi transmitida em formato on-line pelo Youtube da Secult.

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou, na tarde dessa quarta-feira (10), a revalidação da proposta de processo eleitoral para novo colegiado biênio 2019-2020. Estarão aptos a se candidatarem pessoas físicas e jurídicas representantes e indicadas por meio de assembleias de suas respectivas instituições ou entidades civis de natureza cultural.

A aprovação aconteceu durante a 125ª Reunião Ordinária do CEC, transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria da Cultura (Secult). Confira o LINK

O passo seguinte será a elaboração de um cronograma de reuniões, em formato virtual, entre as câmaras e conselhos ligados às regiões para decidir como será a publicação do futuro edital de convocação para as novas eleições.

Lei Emergencial da cultura

Outro ponto importante da reunião on-line foi o andamento da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, apresentou informes de como poderá ser o repasse destes recursos e a participação do Conselho Estadual de Cultura na articulação entre os municípios capixabas.

“É importante que o nosso Conselho acompanhe todo o processo de implementação da Lei, inclusive na modelagem dos cadastros e no mapeamento dos beneficiados.”, destacou Fabricio Noronha.

O secretário de Cultura também enfatizou os trabalhos do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura e da articulação produzidas nos encontros com os demais secretários de cultura dos municípios capixabas

“Estas reuniões  estão sendo primordiais para avançarmos em alguns cenários da distribuição desses recursos. Uma das ações é a criação de Grupo de Trabalho Técnico, formado por secretários e técnicos das prefeituras e da própria Secult, que dará suporte e assessoria para os municípios se adequarem para receber o recurso federal, avançando, assim, a pactuação de uma uniformidade dessas políticas públicas”

Conselho Estadual de Cultura

 

Dialogar, contribuir e integrar a sociedade nas melhorias das ações de política cultural do Estado são algumas das atividades do Conselho Estadual de Cultura (CEC), órgão consultivo vinculado desde 1967 à Secretaria da Cultura. O CEC tem a função de propor, por meio de atos e resoluções, o aprimoramento de atividades em diferentes áreas culturais no Estado.

 

Constituído por representantes da sociedade civil, governamentais, regionais e de áreas técnicas, o Conselho contempla os diversos setores artístico-culturais. Os membros e conselheiros fazem parte de 20 Câmaras de, como: Artes Cênicas; Artes Visuais; Música, Audiovisual; Literatura, Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos e Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico e Bens Imateriais, por exemplo.

 

Outro aspecto é a abrangência territorial, tendo em vista que os membros titulares representam os municípios das regiões norte, centro-oeste, sul, Caparaó, serrana e da Grande Vitória.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99808-7701 / 99902-1627

secultesjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Facebook: secult.espiritosanto

Instagram: @secult.es

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard