09/04/2025 15h57

Conselho Estadual de Cultura aprova extensão de mandato para realização de eleição

Na última quinta-feira (03), o Conselho Estadual de Cultura (CEC) se reuniu de forma on-line para sua 176ª Reunião Ordinária. Entre as decisões tomadas, foi aprovada a extensão do prazo de mandato da composição atual do Conselho, visando a realização da nova eleição.

O mandato atual, relativo ao biênio 2023/2025, se encerraria em abril de 2025. No entanto, durante a reunião, foi decidido, por meio de votação entre os conselheiros, que o mandato será estendido até julho, com o objetivo de garantir mais tempo para a realização dos processos eleitorais das câmaras.

Durante a reunião, também foi renovado o Certificado de Reconhecimento de Entidade Cultural (CREC) do Instituto Som da Ilha, por meio de votação entre os conselheiros. Além disso, foram apresentadas atualizações sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e sobre os Editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) de 2024.


A reunião pode ser assistida na íntegra pelo canal da Secult no YouTube AQUI. 

Eleições

Todas as diretrizes das eleições do Conselho Estadual de Cultura (CEC), para o Biênio 2025/2027, são regidas pelo Edital, que pode ser acessado na integra CLICANDO AQUI.

A partir do Edital, o CEC convoca as Organizações de âmbito estadual, representativas das categorias artísticas e culturais para se reunirem em formato on-line, por meio do endereço eletrônico a ser divulgado posteriormente, para a escolha dos membros das câmaras de cada área cultural, que serão nomeados como Conselheiros titular e 1º e 2º suplentes para o biênio 2025/2027.

Ficam também convocados todos os Conselhos Municipais de Cultura para a escolha dos representantes Conselheiros Regionais do Conselho Estadual de Cultura, e para nomeação do titular e 1º e 2º suplentes das Regiões: Metropolitana da Grande Vitória, Norte, Centro-Norte, Sul, Caparaó e Serrana, por meio do endereço eletrônico a ser divulgado posteriormente.

 

Conselho Estadual de Cultura

Dialogar, contribuir e integrar a sociedade nas melhorias das ações de políticas culturais do Estado são algumas das atividades do Conselho Estadual de Cultura, órgão consultivo vinculado desde 1967 à Secretaria da Cultura. O CEC tem a função de propor, por meio de atos e resoluções, o aprimoramento de atividades em diferentes áreas culturais no Estado.

Constituído por representantes da sociedade civil, governamentais, regionais e de áreas técnicas, o Conselho contempla diversos setores artístico-culturais. Os membros e conselheiros fazem parte de 20 Câmaras, como Artes Cênicas; Artes Visuais; Música, Audiovisual; Literatura; Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos e Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico e Bens Imateriais.

Outro aspecto é a abrangência territorial, tendo em vista que os membros titulares do Conselho Estadual de Cultura representam os municípios das regiões norte, centro-oeste, sul, Caparaó, serrana e da Região Metropolitana da Grande Vitória.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard