Confira programação dos próximos encontros em maio do Ciclo de Formação de Educadores

O Ciclo de Formação de Educadores da Escola Viva de Artes (EVA) realiza seus últimos encontros do mês de maio nos dias 22 e 24, quinta-feira e sábado, respectivamente, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A iniciativa recebe artistas, pesquisadores e educadores em dois encontros presenciais com atividades teórico-práticas.
Na quinta-feira (22), os artistas visuais Carlo Schiavine e Elvys Chaves conduzem a atividade "Extraordinário – Máquinas, códigos, sistemas e portais de atravessamentos". Em seguida, o pesquisador Rennan Carmo se junta à equipe do Educativo do Parque para a atividade "Desatando línguas: Fongbe, voduns, nagotização e o candomblé, uma rota por Círculo Máximo, Ojiji e Agô”.
No sábado (24), o ciclo segue com uma atividade voltada à mediação cultural: "Produção, Conservação e Educação: ponto triplo entre as obras e o espaço no Parque Cultural Casa do Governador", com o gestor cultural e artista visual David Trindade, que é técnico de Manutenção e Conservação do Parque.
Fechando o quinto dia de formação, o geógrafo e pesquisador Manoel Ricardo Simões, o Breguelé, apresenta a proposta "Arte e natureza: Maquetes Cartográficas como dispositivos educativos".
O que é o Ciclo de Formação de Educadores?
O ciclo de formação é uma realização do Instituto ArteCidadania (IAC), no Parque Cultural Casa do Governador, e busca articular experiências sensíveis e reflexões teóricas para fortalecer o papel da educação na construção de uma cultura de cuidado com o meio ambiente e com o outro.
A formação é aberta a educadores em atuação ou em formação, de todas as áreas, e as inscrições estão disponíveis no link: https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8.
Ao todo, o ciclo contará com 33 horas de atividades entre maio, junho e julho, com emissão de certificado para participantes com pelo menos 75% de presença em cada módulo (presencial e virtual).
Com curadoria e coordenação pedagógica de Nathan Braga, diretor pedagógico do Parque Cultural Casa do Governador, o Ciclo de Formação de Educadores marca o início da implementação do projeto Escola Viva de Artes – EVA, que propõe uma filosofia da educação conectada à natureza, aos territórios e aos saberes coletivos.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Serviço:
Quarto e quinto encontro do Ciclo de Formação de Educadores
Local: Parque Cultural Casa do Governador
Data: 22/05 (quinta-feira) e 24/05 (sábado)
Hora: 9h às 12h
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
Whatsapp: (27) 99952-0082
melissa@parquecasadogovernador.com.br