23/06/2020 11h21 - Atualizado em 30/07/2020 11h18

Confira a série #MAESPERTO: Conversas a partir da Arte

O #MAESPERTO é uma série de encontros semanais, sempre às quartas-feiras, com objetivo de colaborar no campo da arte e da cultura no atual cenário de distanciamento social. Serão diálogos e palestras ao vivo, com intuito de reunir virtualmente agentes do universo da arte numa esfera local e global, para aproximar as realidades, propor discussões e reflexões, a partir de temas específicos como curadoria, arte-educação, crítica de arte, acessibilidade em espaços culturais entre outros.

Confira a playlist com as transmissões anteriores:

#MAESPERTO I: Bate-papo sobre o projeto de reinauguração do Museu de Arte do Espírito Santo

No primeiro bate-papo da série, contamos com a presença de Júlio Martins, curador da exposição de reabertura do MAES, Tatiana Rosa, arte-Educadora responsável pelo programa educativo e mediação feita pela diretora do museu, Ana Luiza Bringuente. 📣 Em pauta, os aspectos do projeto de reinauguração do MAES.

#MAESPERTO II: Bate-papo sobre as mulheres negras na arte contemporânea

Uma conversa com narrativas pessoais, políticas e poéticas abordando construções de novas políticas de visibilidade a partir da recusa das imagens de controle, da autoafirmação e de novas representações como cura do trauma colonial. Com base em intelectuais negras, serão analisadas produções de discursos e de imagens em ações pedagógicas, curatoriais e artísticas nas artes visuais, que buscam gerar cuidado e cura – individuais e coletivos –, dos sofrimentos causados pelo racismo entrecruzado com discriminações de gênero, classe, território, entre outras.

Presenças de Mara Pereira, Doutoranda em Educação, Renata Sampaio, coordenadora do educativo da 12° Bienal do Mercosul e mediação da arte-educadora Tatiana Rosa.

MAESPERTO III: Bate-papo sobre os aspectos do projeto da nova exposição do MAES, ‘VIX’

Presença do curador da exposição de reabertura do MAES Júlio Martins, a arte-educadora Tatiana Rosa e a diretora do museu, Ana Luiza Bringuente.  Em debate, aprofundamentos a respeito dos aspectos do projeto da exposição VIX.

MAESPERTO IV: Conversas a partir da Arte | Que tipo de instituição somos?

A quarta edição do #MAESPERTO vai debater as noções de trabalho colaborativo, coautoria e decodificação no sistema da arte contemporânea. E por fim, responderá a pergunta: que tipo de instituições somos? Presenças de Ananda Carvalho, professora e curadora e o artista Bruno Moreschi, com a mediação da diretora do museu, Ana Luiza Bringuente.

MAESPERTO V: Conversas a partir da Arte | Acessibilidade

Presenças de Lucyenne Matos, professora do curso letras-libras no departamento de línguas e letras da UFES, Jeff Santana, professor da UFES, mestre em Literatura e doutorando em Estudos da Tradução no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina e Ana Carla Kruger, professora de libras na Prefeitura Municipal de Vitória, além de tradutora Português-Libras.

#MAESPERTO - Conversas a partir da Arte | A partir do Centro

Presenças dos arquitetos urbanistas Angela Gomes e Kleber Frizzera, que são os responsáveis pelo projeto @apartirdocentro.

#MAESPERTO -  Limites, urgências, formatos e potências do fazer junto em arte e cultura.

Presenças do curador e educador, Renan Andrade e a curadora, pesquisadora, educadora, Valquíria Prates. Teremos uma conversa sobre limites, urgências, formatos e potências do fazer junto em arte e cultura.

#MAESPERTO: 'Cor visível e cor invisível: estratégias da imagem’

presença da artista visual, arte educadora e pesquisadora em história da arte Glaucea Helena de Britto e a curadora e pesquisadora em história da arte Mariana Leme. Esta conversa busca problematizar os usos da cor que, longe de serem questões específicas de técnica ou de composição, escondem narrativas coloniais que informam nossa sociedade.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627