31/10/2023 09h20 - Atualizado em 31/10/2023 09h22

Conferências municipais de cultura registram maior participação social na história do estado

Representantes de 64 municípios capixabas finalizaram suas participações nas etapas das conferências Municipais ou Intermunicipais de Cultura, nesta segunda-feira (30). Os encontros antecedem a realização da 4ª Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em dezembro deste ano de 2023. Em relação às conferências anteriores, este foi o processo mais amplo de participação social e de articulação institucional em todas as microrregiões capixabas devido à uma presença maior de municípios, 16 a mais em relação às últimas Conferências realizadas em 2013.

Desde o mês de agosto, artistas, produtores e gestores públicos das mais diversas áreas da cultura, se reuniram em conferências municipais (locais) e intermunicipais (integrando outras cidades), elaborando propostas para os eixos temáticos que vão nortear a produção dos novos planos estadual e nacional de cultura. Estas contribuições serão enviadas para a Secretaria da Cultura (Secult) via mapa cultural por meio de uma deliberação ou documento, para posterior discussão que vai ocorrer na 4ª Conferência Estadual de Cultura,

Nas conferências municipais e intermunicipais também foram eleitos os delegados que participarão desta mesma conferência estadual, da qual consequentemente sairão os representantes que vão representar o Espírito Santo na 4ª Conferência Nacional de Cultura, marcada para acontecer entre os dias 4 e 8 de março de 2024, em Brasília, Distrito Federal.

Representantes ou demais agentes culturais dos municípios que não realizaram e não puderem comparecer nas etapas das conferências Municipais ou Intermunicipais ainda poderão participar dos Encontros Setoriais da Cultura, que acontecem entre os dias 6 e 11 de novembro, nos municípios de Vitória e de Aracruz.

Encontros Setoriais da Cultura em novembro

Em novembro, a série de eventos vai reunir, ao longo de seis dias, artistas, agentes culturais e demais representações de segmentos específicos, que terão a oportunidade de debater as políticas públicas da cultura no estado e no país, bem como apresentar propostas construtivas sobre elas. Além da elaboração de propostas, os participantes também vão poder eleger os delegados que vão representar cada setor na 4ª Conferência Estadual de Cultura e terão ainda oportunidade para trocar experiências e dialogar sobre as convergências das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.

Estão inseridos nos Encontros, os seguintes setores: Arquitetura e urbanismo; Arquivos; Arte digital (que inclui cinema e games); Artes visuais; Artesanato; Circo; Culturas indígenas; Culturas Populares; Dança; Design; Expressões artísticas culturais afro-brasileiras; Livro, leitura e literatura; Moda; Museu; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.

>> Qualquer agente cultural ou membro da sociedade civil interessado pode participar do evento. Para isso, basta se inscrever neste link.

Os encontros serão realizados no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e no Hub ES+, ambos localizados no Centro de Vitória. A única exceção é o encontro setorial das culturas indígenas, que acontece no município de Aracruz. O evento é realizado pela comissão organizadora da Secult com o Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Conferências municipais e intermunicipais realizadas

De acordo com o gerente do Sistema Estadual de Cultura, Herialdo Plotegher, a ampla participação dos municípios em todo o processo do ciclo das políticas culturais é necessário para diversas ações de capilaridade no investimento à cultura, beneficiando assim a abrangência e a diversidade cultural e artística capixaba.

“A retomada da participação social como pilar estruturante de toda e qualquer política pública é a marca dos governos que respeitam e preservam o Estado Democrático de Direito e as suas instituições, assim como o debate sobre a cultura local e a política do setor pelos próximos anos”, destaca Plotegher.

Confira a lista dos municípios que foram participantes entre agosto a outubro:

1. Afonso Cláudio
  2. Água Doce do Norte