Concha Acústica do Parque Moscoso recebe coral de cegos e performance de slam com surdos neste sábado (19)
Também haverá um debate sobre artes e inclusão durante o evento que começa às 16 horas.
Um momento único para contemplar e debater o potencial artístico de pessoas com deficiência é o que todos poderão conferir no Parque Moscoso, em Vitória, nos próximos sábados, 19 e 26 de novembro. Um coral de cegos se apresentará na Concha Acústica do parque. Logo depois, a performance Slam Corpo Grita mesclará a poesia em Libras dos surdos e a poesia oral.
As atividades começam sempre às 16 horas com a apresentação da oficina de "Teatro e Canto para Pessoas com Deficiência Visual". Os hinos do Espírito Santo e da Cidade de Vitória estarão no repertório do coral. Logo em seguida, participam de um debate sobre arte e inclusão especialistas em políticas públicas e ativistas dos direitos das pessoas com deficiência. Durante a performance Slam Corpo Grita, duplas formadas por surdos e ouvintes vão interagir a partir da tradução oral da poesia apresentada em Libras.
A inspiração veio da iniciativa Slam do Corpo criada por surdos em São Paulo para aproximar poetas surdos e ouvintes. O slam surgiu nos Estados Unidos como uma competição de poesia em um espaço livre para se falar do que quiser.
Uma novidade do evento é a realização do Karaokê Corpo Canta, junto ao Slam Corpo Grita, que foi idealizado em meio às oficinas do Cena Diversa e se trata da tradução simultânea de músicas para Libras acompanhada de muita interpretação pessoal.
A programação é organizada pelo Projeto Cena Diversa que promove uma série de atividades artísticas e realiza apresentações de teatro com a participação de cegos, surdos e cadeirantes. Esta é a última atividade do projeto nesta temporada, que já levou os espetáculos “Quando Acordar a Cidade” e “Pele” para os palcos de Vitória e de Anchieta durante o ano de 2022.
Arte e inclusão
Participam do debate organizado pelo Cena Diversa os artistas envolvidos nos trabalhos do projeto, além de especialistas e ativistas. No dia 19 de novembro estarão presentes a gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Carline Borges; a assessora técnica e pedagógica da educação de surdos na Secretaria de Educação de Vitória, Eliane Telles De Bruim Vieira, e o idealizador do projeto Pedal Inclusão, Robson Ferreira.
No dia 26 de novembro, participarão do debate as ativistas do direito da pessoa com deficiência Elienne Baptista, Suzana Lima e Lucinéia Santos, além da idealizadora dos projetos Cena Diversa e Escola de Fotógrafos Cegos, Rejane Arruda.
ENCERRAMENTO CENA DIVERSA 2022
ONDE: Concha Acústica do Parque Moscoso - Parque Moscoso, Vitória.
QUANDO: 19 e 26 de novembro, às 16 horas
CONTATO: WhatsApp da SOCA BRASIL – (27) 99609-8181
O QUE: Coral de Cegos, Debate “Deficiência e Teatro: Arte & Conscientização”, Slam Corpo Grita, Karaokê Corpo Canta.
Redes Sociais:
Cena Diversa (Instagram): https://www.instagram.com/cenadiversa/
SOCA Brasil (Instagram): https://www.instagram.com/socabrasil/
Canal Youtube:
https://www.youtube.com/c/SOCAIAssocia%C3%A7%C3%A3oSociedadeCulturaeArte/featured
Sites:
SOCA Brasil: https://www.socabrasil.org/
Cena Diversa: https://www.cenadiversa.com/
Apoio: Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas de Sinais Interpretação e Tradução da UFES, Pedal Inclusão, Prefeitura de Vitória, Prefeitura de Vila Velha e Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria da Educação, da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Direitos Humanos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br