05/08/2025 16h09

Comunidade Quilombola do Degredo e Quilombo do Campinho promovem intercâmbio cultural

No último sábado (02), durante a programação da Flip Preta 2025, realizada no Quilombo do campinho em Paraty (RJ), o mestre de notório saber Pedro Leite Costa, da Comunidade Quilombola do Degredo, localizada em Linhares, participou de um intercâmbio cultural com o grupo de jongo do Quilombo do Campinho, de Paraty.

Conhecido como Pedro do Mel, o mestre representou o jongo tradicional do Degredo em uma vivência com grupos jongueiros da região de Paraty, fortalecendo o elo entre os saberes ancestrais capixabas e fluminenses. A atividade contou com apresentações de toques e cantigas tradicionais, além de um momento exclusivo dedicado à manifestação do jongo como praticado no Degredo.

Como culminância da vivência, houve uma troca simbólica de instrumentos entre os mestres participantes, com a entrega de ganzá e tambor produzidos artesanalmente na própria comunidade do Degredo. O gesto reforça a parceria entre os territórios e a celebração da cultura negra.

“A troca cultural entre as comunidades, mesmo com diferenças culturais, é muito importante para que possamos unir forças e fortalecer o laço na luta pelos nossos direitos quilombolas”, Pedro Leite Costa.

A vivência com o Mestre Pedro Leite Costa e a equipe do Quilombo do Degredo, integra a programação do projeto contemplado pelo Edital nº 01/2025 – Circulação e Intercâmbio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard