20/11/2018 17h25

Comunidade quilombola de Cachoeiro celebra o encerramento do projeto Roda do Mês

Desde o início do ano, a comunidade quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, é sede do projeto “Roda do Mês”, iniciativa pela qual os conhecimentos tradicionais do grupo de caxambu Santa Cruz foram transmitidos aos jovens da comunidade. O encerramento do projeto acontecerá neste sábado (24), às 19 horas, em Monte Alegre, e, assim como nas edições anteriores, esse último encontro é gratuito e aberto à visitação popular. Na ocasião, será realizada uma grande roda de caxambu com os presentes, e vários grupos pertencentes à Associação de Folclore de Cachoeiro irão se apresentar, como folias de reis e charola de São Sebastião.

O projeto “Roda do Mês” foi contemplado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Edital 08/2017 – Culturas Populares.O objetivo é fortalecer o grupo e fomentar a inserção de novos membros entre os moradores do local, principalmente as crianças e os adolescentes, que garantirão sua continuidade.

Com a realização do projeto, os jovens de Monte Alegre aprofundaram seus conhecimentos sobre as tradições da comunidade por meio de oficinas de contação de histórias do quilombo, ministradas por Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe e Neuza Gomes Ventura, mestras do grupo Santa Cruz. Em cada encontro, os jovens do local puderam ouvir as histórias, tirar dúvidas com os mais experientes e participar de rodas de caxambu – momento prático de contato real com a cultura quilombola, em que eles aprenderam os jongos, os toques de tambor e os passos da dança.

Tradição

Com 130 anos de fundação, o Santa Cruz é um tradicional grupo de caxambu local, certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial do Brasil. Comandado há mais de 50 anos pela mestra Maria Laurinda Adão, o grupo conta com a participação de diversos membros da comunidade. O ponto alto dos festejos do Caxambu Santa Cruz ocorre anualmente em 13 de maio, quando é realizada, em Monte Alegre, a festa “Raiar da Liberdade”, em que o grupo, juntamente com seus convidados, relembra e comemora a abolição da escravidão no Brasil.

“Esse talvez seja o projeto mais importante que já desenvolvemos no quilombo de Monte Alegre, por se tratar do fomento à transmissão dos saberes tradicionais dos mais idosos para os jovens. É assim que garantiremos a permanência do Caxambu Santa Cruz por, pelo menos, mais uma geração”, comenta o coordenador técnico do projeto, Genildo Coelho Hautequestt Filho.

Haverá, ainda, o lançamento do livro “Fésta: fé e festa”, de autoria do fotógrafo Luan Volpato e do gestor de projetos culturais Genildo Hautequestt Filho. A obra aborda os conceitos de fé e festa presentes na cultura popular de Cachoeiro e os traduz por meio de uma rica seleção de fotografias e textos informativos. O livro é um dos projetos contemplados pela Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Como chegar

Seguir pela BR-482 (sentido Cachoeiro–Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a sede do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

Mais informações:

www.facebook.com/associacaofolclorecachoeiro