02/08/2021 13h26 - Atualizado em 02/08/2021 14h09

Comunicação On-line comemora os 166 anos de fundação da Biblioteca Pública do Espírito Santo

Serão discutidos no evento a trajetória da Biblioteca Estadual e a literatura digital no Espírito Santo

Em comemoração ao aniversário de 166 anos de sua fundação, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) vai realizar, nesta quarta-feira (04), uma Comunicação On-line sobre o aniversário da instituição, a literatura digital no Estado e o Dia Nacional do Escritor. A transmissão ocorrerá no canal da Secretaria da Cultura (Secult) no Youtube, às 10h.

Participarão do evento, o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; a subsecretária de políticas culturais da Secult, Carolina Ruas; a diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Marcelle Coelho Queiroz; a analista de projetos do Programa “Recode Bibliotecas”, Hanna Gledyz; e as representantes das bibliotecas públicas municipais, Ana Maria Silva, Elizete Caser, Fernanda Samira Dias Borges, Izabel Pansini, Juliana Ferreira de Paula, Júlive Argentina Santos Serra e Rita Santos. Também estará presente o escritor, gestor cultural, dramaturgo e tradutor, Erlon José Paschoal.

“A Biblioteca Estadual tem mais de um século de existência, passando por diversas transformações. Temos certeza de que ela ainda acompanhará muitas gerações. Nesse sentido, todas as parcerias, as histórias das pessoas e a contribuição da literatura precisam ser comemoradas e farão sempre parte da trajetória da instituição”, disse a diretora da BPES, Marcelle Coelho Queiroz.

Biblioteca Pública do Espírito Santo: 166 anos

Fundada em 16 de julho de 1855, denominada originalmente como “Biblioteca Provincial”, a Biblioteca Pública do Espírito Santo ocupava uma das salas do segundo pavimento do Palácio do Governo. Seu surgimento foi uma iniciativa do advogado e historiador Braz da Costa Rubim (1812-1871), que doou os 400 primeiros volumes do acervo. No ano de 1926, é feita a transferência, junto com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), para um prédio próprio situado à Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, na cidade de Vitória. Em 1979, ganhou uma nova sede, na Praia do Suá, onde se encontra até a atualidade.

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Jória Scolforo

(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627