13/06/2019 10h31 - Atualizado em 13/06/2019 13h27

Comitiva do Itaú Cultural debate projeto ‘Midiateca Capixaba’ no Estado


O grupo conheceu a plataforma digital on-line com acervos relevantes da cultura do Espírito Santo.

A gerente de Memória do Instituto Itaú Cultural, Tatiana Prado e parte de sua equipe, participam de dois dias intensos debates com representantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na mesa, o projeto “Midiateca Capixaba”, plataforma digital on-line com acervos relevantes da cultura do Espírito Santo, que está sendo desenvolvido pela pasta.

  “O projeto do Midiateca tem uma grande importância. É uma demanda mapeada da sociedade para ter acesso a nossa memória por meio de filmes, livros, cartazes, discos e fotografias da nossa história”, destacou o secretário da Cultura Fabricio Noronha na reunião que iniciou a visita do grupo, que foi acompanhada pela museóloga da Secult, Paula Nunes. 

A ideia foi trazer a experiência dos projetos de Memória do Itaú Cultural para ajudar na construção do detalhamento do projeto da Secult-ES. O desafio inicial foi entender as necessidades e prioridades e pensar um formato no meio de uma grande diversidade de materiais. Do Instituto Itaú Cultural, além da gerente Tatiana Prado, participaram da atividade a coordenadora de acervo Eneida Cintra e sua assistente Talita Lima.

A equipe visitou também espaços culturais do Estado para conhecer in loco a riqueza dos acervos. O grupo passou pela Galeria Homero Massena, Museu de Arte do Espírito Santo, Arquivo Público do Espírito Santo, Rádio ES, TVE e Biblioteca Pública do ES.

A “Midiateca Capixaba” está entre os cinco projetos prioritários da Secult no Planejamento Plurianual do Governo do Estado e visa à criação de uma plataforma de acervo e uma política de acesso aos produtos culturais para fins de difusão do acervo e pesquisa.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
3636-7111/99808-7701/99902-1627
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard