Comitiva capixaba participa de intercâmbio internacional de capoeira em Santa Catarina
Representantes da capoeira capixaba participaram do XII Interconexão Internacional Capoeira Verão – Tradição e Ancestralidade, realizado entre os dias 22 e 25, na Praia do Rosa, em Imbituba (SC). A viagem foi viabilizada por meio do Edital nº 01/2025 – Circulação e Intercâmbio Cultural, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), garantindo a circulação de saberes tradicionais afro-brasileiros e o fortalecimento da presença cultural do Espírito Santo no cenário nacional.
A comitiva foi formada por Antônio Carlos Batista (Mestre Toninho) e Valéria Demoner (Professora), do Grupo Capoeira Itaúnas, Ponto de Cultura atuante no território do Sapê do Norte, além de Anderson de Freitas Silva (Mestre Tyson), Jordana de Carvalho e Féres (Monitora) e Marcelo de Paula Santana (Estagiário), integrantes do Grupo de Capoeira Beribazu – núcleos Vitória e São Mateus. A participação no evento promoveu o intercâmbio de experiências, práticas pedagógicas e vivências culturais entre mestres, professores e praticantes da capoeira de diversas regiões do Brasil e do exterior.
A proposta teve como foco a valorização das culturas afrodescendentes capixabas, com ênfase na capoeira como patrimônio cultural imaterial, instrumento de resistência e afirmação identitária. Destaque para a presença de Mestre Toninho, nativo da Vila de Itaúnas e primeiro mestre de capoeira formado no distrito, referência na preservação dos saberes tradicionais da região, e de Mestre Tyson, morador de São Mateus e professor da rede municipal de ensino, reconhecido por sua atuação educativa e comunitária. A comitiva contou ainda com a participação da Professora Valéria Demoner, educadora e produtora cultural, atuante em dois Pontos de Cultura de Itaúnas.
Durante o evento, os representantes capixabas ministraram vivências de capoeira, tradição e ancestralidade, compartilhando experiências acumuladas ao longo de mais de 30 anos de dedicação à capoeira capixaba, especialmente nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, territórios que integram o Sapê do Norte. As atividades dialogaram com temas como memória, ancestralidade, educação popular e resistência cultural, fortalecendo o reconhecimento das práticas desenvolvidas no Espírito Santo.
Além das vivências conduzidas pela comitiva, a programação do XII Interconexão Internacional Capoeira Verão incluiu rodas de capoeira, atividades formativas, rodas de cantoria, samba de tambor e rodas de conversa, promovendo um intenso intercâmbio cultural entre diferentes tradições e territórios. A participação capixaba também contribuiu para dar visibilidade às lutas sociais e culturais de comunidades quilombolas e indígenas, especialmente aquelas ligadas à preservação da memória e à defesa dos territórios tradicionais.
O evento foi organizado por Mestre Falcão, do Grupo Beribazu, referência nacional na capoeira, com 50 anos de trajetória, formação de dez mestres de capoeira, além de atuação acadêmica como pós-doutor e professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa reforça a importância do intercâmbio cultural como estratégia de fortalecimento das expressões culturais de matriz africana e da articulação entre mestres, grupos e comunidades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br