13/01/2023 13h55 - Atualizado em 13/01/2023 14h35

Circos itinerantes capixabas ganharão selo de certificação de suas atividades

Espírito Santo é um dos primeiros estados no Brasil a realizar o mapeamento, que tem a função de identificar, certificar e auxiliar as atuações dos Circos de Lona locais. 

Os artistas circenses no Espírito Santo ganham uma boa notícia: os circos de lona itinerante poderão se cadastrar no certificado de Circo Itinerante Capixaba, ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O certificado pretende reconhecer a existência das atividades, facilitando o mapeamento e a compreensão da realidade destas famílias tradicionais circenses pelo Estado. As inscrições estão abertas de 13 de janeiro até 30 de novembro de 2023 no site do Mapa Cultural ES.

Segue link de cadastro e regulamento abaixo:

> Cadastro pelo site do Mapa Cultural ES 

 Para fazer o cadastro, a entidade circense precisa enviar documentação e seguir pré-requisitos, como, por exemplo, ser circo pertencente ou administrado, por família tradicional circense em lonas itinerantes pelo Estado e comprovar atuação e sede por, no mínimo, 2 anos anteriores ao pedido do cadastro. O certificado tem validade de 02 anos, sendo renovável pelo mesmo período, quando for de interesse da entidade para pedir o certificado. A certificação foi aprovada por unanimidade na 150ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC), realizada no mês de setembro de 2022.

 De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas, a ação atende às reivindicações do setor como forma de apoio e desenvolvimento para a área. Por ser nômade, a categoria tem dificuldades constantes com alvarás e outras questões burocráticas, e a certificação será um mecanismo simplificado para que a categoria tenha acesso a mais benefícios. “O momento é importante, pois o cadastro auxilia na formulação de futuras políticas públicas mais efetivas e direcionadas aos circos do Estado”, destaca.

 

Mais informações pelo e-mail: contato.getd@secult.es.gov.br ou pelo telefone: (27) 99902-1633

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com  

comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br 

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard