Cineclube Itinerante Combiousa exibe filme sobre tradições capixabas na Piedade
Nesta sexta-feira (24), a comunidade da Piedade, em Vitória, será palco de uma exibição especial do filme “Vozes do Mangue - Jamilda Bento”, a partir das 20h30. O curta-metragem, que encerra o projeto de expansão e formação do Cineclube Itinerante Combiousa, traz à tona as tradições culturais de Goiabeiras, bairro de Vitória, e será apresentado em uma sessão gratuita.
Dirigido coletivamente por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Ifes (PPGEH), o filme tem Jamilda Bento, filha, neta e bisneta de Paneleiras, como protagonista. Ela compartilha, por meio de relatos orais, as histórias e saberes enraizados no manguezal da região, onde as relações comunitárias são sustentadas por esse ecossistema, considerado extensão da casa e espaço de sociabilidade.
Jamilda, com suas narrativas, evidencia a preservação de modos de vida ecológicos e comunitários que existiam antes mesmo dos conceitos acadêmicos serem aplicados. Sua história contribui para fortalecer e preservar a memória identitária de um povo, celebrando suas tradições culturais, tanto materiais quanto imateriais.
Além da exibição de filmes em diversos territórios, o projeto Cineclube Itinerante Combiousa também ofereceu oficinas de formação para professores e cineclubistas, além de lançar o livro “Cineclubes Capixabas: Resistências para adiar o fim do mundo”, organizado por Nathan Moretto.
A sessão desta sexta-feira (24) conta com o apoio da Associação de Moradores da Piedade (AMDP) e foi realizado pela Editora Cousa e Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Serviço:
Filme: “Vozes do Mangue - Jamilda Bento”
Data: Sexta-feira, 24 de janeiro
Horário: 20h30
Local: Piedade, Vitória
Entrada: Gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br