Cineclube El Caracol seleciona filmes para temporada Cine Callejero 2026
O Cineclube El Caracol está com inscrições abertas para curtas-metragens latino-americanos a serem exibidos na temporada Cine Callejero 2026, uma mostra que ocupará espaços públicos e comunitários do Centro de Vitória, com sessões gratuitas de cinema ao ar livre. A iniciativa selecionará cerca de 20 obras, que integrarão quatro sessões realizadas entre abril e julho de 2026. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário online, a ser preenchido até 20 de fevereiro (sexta-feira). O resultado da seleção será divulgado em 20 de março (sexta-feira).
O projeto foi contemplado pelo Edital de Difusão Audiovisual – Cineclubes, da Secretaria da Cultura (Secult) com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.
Podem se inscrever realizadores individuais, coletivos, produtoras ou representantes legais das obras de gêneros como ficção, documentário, animação e experimental/videoarte. Serão aceitos curtas gravados e/ou produzidos em países da América Latina, com duração máxima de 25 minutos, lançados a partir de 2023 e com classificação indicativa até 14 anos. As obras devem abordar temas relacionados à urbanidade e suas diversidades, como migração, infâncias, meio ambiente, diversidade cultural, sexual, étnica e racial, entre outras perspectivas que atravessam o cotidiano das cidades. Obras faladas em idioma estrangeiro devem conter legenda obrigatória em português.
A seleção será realizada pela curadoria e programação do projeto Cine Callejero, que levará em conta critérios como qualidade artística e técnica, diversidade de linguagens e formatos, relevância temática, adequação à proposta do cineclube e ao público, além da viabilidade técnica de exibição.
As exibições ocorrerão em pontos simbólicos do Centro de Vitória, como o Viaduto Caramuru, a Rua Sete, a Praça do Carmo e a Quadra da Piedade. Ao todo, serão quatro sessões públicas, com três a cinco curtas em cada, totalizando aproximadamente 20 obras exibidas e posteriormente discutidas pelo público presente, como é característica do movimento cineclubista.
A proposta do projeto é democratizar o acesso ao cinema latino-americano contemporâneo e promover encontros entre territórios e culturas diversas, distintas em suas experiências, mas profundamente conectadas. De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana GB, o Cineclube El Caracol busca fortalecer o pensamento crítico, a integração latino-americana e a ocupação de espaços públicos por meio do audiovisual. “A ideia é fazer uma ponte, por meio do cinema, entre Vitória e o restante da América Latina. Para isso, está aberta uma convocatória para que os realizadores enviem seus curtas”, afirma.
Segundo Luciana, a curadoria busca filmes que dialoguem com a vida urbana em suas múltiplas dimensões. “As temáticas que buscamos dos filmes são em torno da vida na cidade, com suas pluralidades, para entender também como se dão essas pontes entre nossa vida na capital do Espírito Santo e nas demais cidades latino-americanas. Buscamos filmes mais contemporâneos, para público geral, incluindo infanto-juvenil. Também teremos foco em curtas capixabas, garantindo a exibição de ao menos um por sessão”, completa.
Cronograma:
Convocatória Cine Callejero 2026 – Cineclube El Caracol
Prazo de inscrição: até 20/02 (sexta-feira)
Divulgação do resultado: 20/03 (sexta-feira)
Exibição dos filmes: abril a julho de 2026
Inscrições gratuitas via formulário online
Mais informações no perfil do Instagram: @elcaracolcineclube
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br