Cineclube Contestado exibe documentário sobre Guerrilha do Araguaia
A última edição deste ano do Cineclube Contestado será na próxima quarta-feira (10), com a exibição do documentário ‘Camponeses do Araguaia: a guerrilha vista por dentro’, que conta com direção de Vandré Fernandes e produção de Oká comunicações. A sessão acontecerá na Casa Comuna, no distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, às 19 horas.
O Cineclube Contestado é realizado por meio do Edital n°15/2024 da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
A produção audiovisual resgata a Guerrilha do Araguaia (1967-1974), ocorrida durante o período da ditadura militar. A guerrilha ocorreu na região amazônica, que se tornou palco de resistência contra o regime autoritário. O movimento guerrilheiro foi organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), com apoio dos camponeses locais, mas acabou sendo reprimido.
No documentário foram entrevistadas pessoas que sofreram a violência de Estado e ainda hoje lutam pelo reconhecimento do erro e pela reparação dos danos. Uma das reivindicações é a concessão de anistia aos que foram vítimas da violência estatal.
Em 2026, o Cineclube Contestado irá exibir as obras ‘Guerra de Canudos’, ‘Faça o que precisa ser feito: a vida de José Maria Coutinho’ e ‘Arte de Lutar’. Este último, em parceria com o Cineclube Avesso. Em 2025, foram exibidos ‘Cotaxé: o efêmero Estado União de Jeová’, ‘Roubada da Bandeira’ ‘e ‘A Guerrilha do Caparaó’. O coordenador do Cineclube Contestado, Vander Costa, afirma que a escolha das obras teve como base tratar de questões que tenham afinidade com a luta camponesa em Cotaxé.
Serviço:
Exibição do documentário “Camponeses do Araguaia: a guerrilha vista por dentro ”
Data: 10/12 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa Comuna - distrito de Cotaxé, Ecoporanga
Entrada gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br