11/04/2023 17h25 - Atualizado em 12/04/2023 09h54

Funcultura: Cineclube Animazul abre inscrições de escolas públicas para dia de cinema

Que tal juntar a turma da escola para uma aventura cheia de diversão e conhecimento? O Cineclube Animazul, do Instituto Marlin Azul, abriu inscrições gratuitas para escolas públicas de Vitória, instituições sociais e escolas dos demais municípios do Espírito Santo interessadas em vivenciar uma experiência de cultura e arte dentro do mundo do cinema. Para se inscrever, basta acessar e preencher o formulário no LINK.

Com as exibições que serão realizadas na sede do Cineclube, em Jardim da Penha, o Cine Animazul é uma realização do Instituto Marlin Azul, com o patrocínio da Prefeitura de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga, e contemplado por meio de projeto aprovado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), no Edital 027/2021 – Cineclubismo.

A programação é composta por sessões de curtas-metragens capixabas e brasileiros seguidas de bate-papo sobre a linguagem audiovisual e as temáticas abordadas pelas obras autorais. Além de assistir e debater animações, ficções e documentários, a garotada participará de simulações de cenas a partir da invenção da história, a escolha do cenário, a criação de personagens e diálogos e o contato com o kit básico de filmagem, como câmera, tripé, refletor, microfone e claquete.

A turma ainda conhecerá os brinquedos ópticos, como o taumatrópio, flipbook, zootrópio horizontal e vertical, o fenactoscópio e o praxinoscópio. Surgidos a partir de 1820, estes dispositivos ópticos-mecânicos criam a ilusão do movimento e ajudam a entender o princípio básico do cinema de animação.

As visitas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, nos meses de abril e maio. Cada escola ou instituição inscrita mobilizará uma turma com até 35 alunos, acompanhados por responsáveis da escola. A seleção é por ordem de inscrição até o preenchimento das 50 vagas.

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para turmas vindas de escolas públicas municipais ou instituições de Vitória e 20 vagas para turmas provenientes de escolas dos demais municípios capixabas. Como contrapartida, a instituição escolar será responsável pelo transporte de ida e volta dos estudantes.

O cineclube

O Cine Animazul tem por objetivo promover uma introdução à linguagem do cinema de forma prática, lúdica e envolvente, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade de interpretação e análise crítica dos participantes. A ideia é desmistificar o processo de criação artística, despertar o interesse pelo audiovisual como forma de fruição, expressão e comunicação, além de aproximar os estudantes da linguagem do cinema e estimular o uso do audiovisual nas escolas.

Saiba mais sobre o IMA

O Instituto Marlin Azul (IMA) é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999, com a finalidade de promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 24 anos de atividade, a instituição desenvolve diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Cine Animazul, a instituição promove ações, como o Revelando os Brasis, Projeto Animação, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola e Griôs de Goiabeiras, entre outras.

Conheça alguns brinquedos ópticos

Zootrópio – O zootrópio tradicional é formado por um cilindro ou tambor oco em cujas bordas superiores estão em fendas separadas uma das outras de forma simétrica. Dentro dos intervalos situados entre as fendas são dispostas 12 figuras diferentes e sequenciais que podem ser vistas através das fendas opostas. O zootrópio vertical difere-se do modelo tradicional apenas por ser posicionado de forma vertical sobre uma base de madeira.

Praxinoscópio – Esse instrumento diferencia-se do zootrópio convencional, porque as figuras animadas são observadas através da projeção dos desenhos num espelho circular instalado dentro do tambor ou cilindro. O praxinoscópio é formado por um cilindro ou tambor e, no seu interior, está disposto um cilindro ou tambor menor coberto por espelhos.

Fenactoscópio – O brinquedo é definido por um disco preso pelo centro com uma paleta de madeira de modo a permitir girá-lo rapidamente. Dezesseis conjuntos diferentes e sequenciais de figuras ocupam as partes internas do disco. Ao segurar e girar o disco em frente a um espelho, quem observa através de ranhuras pode visualizar os desenhos em movimento.

Flipbook – Consiste em uma série de desenhos, com uma pequena modificação entre eles. Cada desenho vem em uma folha separada, como se fosse um livro. O movimento é criado quando as páginas são viradas rapidamente.

Serviço:

Para se inscrever, basta acessar e preencher o formulário no LINK.

Mais informações no site Cine Animazul.

Sede do Cineclube Animazul – Instituto Marlin Azul
Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, Jardim da Penha, Vitória