18/10/2018 15h51 - Atualizado em 18/10/2018 17h09

Cine Metrópolis: lançamento do acervo filmográfico de Orlando Bomfim Netto no próximo dia 26

O projeto “Acervo Capixaba – Orlando Bomfim, neto”, coordenado por Marcos Valério Guimarães, restaurou, digitalizou e difunde parte da obra de um dos mais importantes documentaristas brasileiros, Orlando Bomfim Netto. No próximo dia 26, acontece o lançamento e a exibição de 6 das 11 produções que integram o projeto deste que é o primeiro cineasta a registrar, sistematicamente, a partir da década de 1970, aspectos da cultura do Espírito Santo em documentários que se tornaram peças importantes do patrimônio histórico e da cinematografia capixabas. Entrada franca.

“Acervo Capixaba – Orlando Bomfim, netto” foi contemplado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secult. Acervo Capixaba é um selo da Pique-Bandeira Filmes para o relançamento de obras cinematográficas capixabas digitalizadas. A iniciativa digitalizou e restaurou parcialmente as cópias de sete filmes, em 35 mm e 16 mm, produzindo novas cópias de exibição em formato digital, novas cópias de preservação do material escaneado em 4K, além de ter reunido diversos materiais relativos aos filmes, como fotografias, cartazes, críticas e reportagens publicadas à época.

Os filmes chegam a Vitória depois de serem exibidos na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG); no Festival Arquivo em Cartaz (RJ); no 50° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no Cine.Ema – Festival de Cinema Ambiental. A sessão acontece às 19h do próximo dia 26 (sexta-feira) e será apresentada por Orlando Bomfim Netto e Marcos Valério Guimarães.

O lançamento acontece na véspera do Dia do Patrimônio Audiovisual, comemorado nessa data desde 2005, em referência a 27 de outubro de 1980, dia em que a Conferência Geral da Unesco adotou a Recomendação sobre a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento, o primeiro instrumento internacional a se voltar para a importância cultural e histórica de gravações de cinema e televisão, pedindo medidas decisivas para a sua preservação.

Programação:

“Tutti tutti buona gente, propriamente buona” (1975, cor, 26’)

"Canto para a liberdade – A Festa do Ticumbi" (1978, cor, 20’)

"Mestre Pedro de Aurora, prá ficar menos custoso" (1978, cor, 11’)

"Itaúnas Desastre Ecológico (1979, cor, 9’)

"Augusto Ruschi Guainunbi" (1975-1979, cor, 12’)

"Dos Reis Magos dos Tupiniquins" (1985, cor, 10’)

Serviço:

Acervo Capixaba – Orlando Bomfim | Lançamento em Vitória

Data: 26 de outubro (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Cine Metrópolis, Avenida Fernando Ferrari, 514 - Universidade Federal do Espírito Santo, Goiabeiras, Vitória