Casa Roxa realiza ocupação turístico-cultural na Antiga Estação Ferroviária de Marataízes
A Casa Roxa Cultural dá início, nesta segunda-feira (24), à Ocupação Turístico-Cultural “Raízes que Conectam”, a partir das 8h, na Antiga Estação Ferroviária de Marataízes – atual Centro de Informações Turísticas. A ação conta com exposição fotográfica e de objetos tradicionais da Amazônia, exibição audiovisual, apresentação de artigo científico e workshop formativo.
A ocupação é resultado do projeto “Imersão Multicultural Amazônica – Turismo de Base Comunitária (TBC) de Manaus ao Sul Capixaba”, contemplado pelo Edital de Multilinguagens, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) da Seretaria da Cultura (secult) e de recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc)
A iniciativa tem o objetivo de compartilhar, em Marataízes, os aprendizados obtidos em atividades realizadas na Amazônia. A programação desta segunda-feira (24) inclui a apresentação do Coral da Escola de Tempo Integral do Pontal; a exibição de uma obra audiovisual produzida durante a imersão na Amazônia; um workshop sobre Turismo de Base Comunitária adaptado ao município; além de apresentação de um artigo científico relacionado ao projeto. A exposição fotográfica e a mostra de objetos permanecem abertas ao público de 24 a 28 de novembro.
A exposição reúne 32 fotografias de Guilherme Nascimento, capturadas durante a imersão na Amazônia. A seleção de imagens percorre a cidade de Manaus, observando regiões históricas e contemporâneas, além dos registros da vida cotidiana, da cultura e da espiritualidade da Comunidade Indígena Baré de Nova Esperança, às margens do Rio Cuieiras. A mostra de objetos inclui 14 artefatos tradicionais produzidos pelos artesãos das comunidades indígenas da região de Manaus e da Comunidade Nova Esperança.
Serviço
Ocupação Turístico-Cultural “Raízes que Conectam”
Local: Antiga Estação Ferroviária de Marataízes – Centro de Informações Turísticas, Av. Rubens Rangel, 336 - Centro, Marataízes.
Realização: Casa Roxa Cultural
Período: 24 a 28 de novembro
Entrada gratuita
Saiba mais no instagram: https://www.instagram.com/casaroxacultural/
Programação – 24 de novembro (abertura)
8h – Abertura oficial da Ocupação
Abertura artística com o Coral da Escola Municipal de Tempo Integral do Pontal.
9h – Exibição do audiovisual
Apresentação do vídeo produzido durante a imersão amazônica.
10h – Workshop Formativo: Turismo de Base Comunitária
Atividade adaptada à realidade de Marataízes.
11h – Apresentação do Artigo Científico
Compartilhamento das reflexões e resultados da experiência na Amazônia.
Visitação – 24 a 28 de novembro
Horário: das 8h às 17h
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br