28/03/2024 13h38

Casa da Memória de Vila Velha oferece minicurso on-line sobre conservação de vestes têxteis e esculturas sacras

O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) – Casa da Memória está com inscrições abertas para o minicurso “Por que inventariar e conservar vestes têxteis de esculturas sacras?”, que será realizado em formato virtual pelas professoras Carolina Morgado Pereira e Fuviane Galdino Moreira, no dia 12 de abril, das 14h às 17h. Ambas são doutoras em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de Imagem e Cultura. 

A atividade formativa foi proposta no projeto cultural de inventário e conservação preventiva de vestes têxteis do acervo escultório do Convento da Penha, de autoria das duas professoras. Contemplado pelo Edital 06/2022 – Patrimônio Cultural, da Secretaria da Cultura (Secult), o minicurso é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

As inscrições podem ser feitas até 8 de abril de 2024, por meio de formulário on-line, disponível em https://forms.gle/X5eTQhxJVzKgqj5Z9. São oferecidas 20 vagas, no total, e os participantes receberão um certificado emitido pelo IHGVV.

No curso, serão apresentadas as motivações para a escrita de um projeto de reestruturação, organização, inventariação e aplicação de procedimentos técnicos de conservação preventiva para um acervo têxtil, mais precisamente de vestes de esculturas devocionais. 

Além disso, vai propiciar aos participantes a compreensão dos métodos de execução de objetos têxteis e contribuir para a formação de profissionais voltados à inventariação, conservação e interpretação desses acervos e de vestes de esculturas sacras no Brasil, estimulando o estudo desses bens culturais sacros em seus amplos significados históricos e simbólicos.



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard