11/12/2025 15h06

Casa Cousa realiza sessão do CineCaverna e ciclo ‘A Oficina’ com autores convidados neste sábado (13)

Os escritores Paulo Sena, João Moraes, Rodrigo Caldeira e Saulo Ribeiro marcam presença na Casa Cousa neste sábado (13). Na parte da manhã, o bate-papo será às 10 horas, com Paulo Sena e João Moraes, que participam do CineCaverna, com o tema ‘Cinema e Literatura’. À tarde, às 14 horas, Rodrigo Caldeira e Saulo Ribeiro participam do ciclo ‘A Oficina’, que promove atividades que envolvem o livro e a interação dele com a sociedade. Os eventos são abertos ao público.

 

As atividades da Casa Cousa são desenvolvidas gratuitamente por meio do Edital nº 03/2025 - Espaços Culturais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

 

Pela manhã, os escritores João Moraes e Paulo Sena participam do bate-papo no CineCaverna. A conversa vai falar sobre as adaptações de livro para o cinema e sobre como a literatura influencia toda a arte. Na parte da tarde, Saulo Ribeiro e Rodrigo Caldeira realizam o bate-papo editorial “Papéis do Ofício”, como parte do ciclo “A Oficina”.

 

Sobre os convidados:

 

João Moraes é cachoeirense e publicou pela primeira vez na revista Mambembe, nos anos 1970. Em 2006, organizou “Eu Sou Aquele que Disse”, coletânea literária sobre Sérgio Sampaio. Foi cronista da A Gazeta e publicou a coletânea “Crônicas sujas, memórias de névoa”. Também é autor de “Intelectolices”, “Planeta Ontem”, “Cachaça e Água Fervida”.

 

Paulo Sena é escritor e roteirista. Publicou os livros “Quase Sertão” e “O Antropófago”. Dirigiu os curtas “Abissal” (2017), “Guerra Fria” (2014), “Embaraçadas” (2014) e “Ao Vivo de Bergue” (2011). Em 2025, lançou “A Invenção do Orum”, vencedor do Prêmio Canal Brasil no Festival de Cinema de Vitória.

 

Rodrigo Caldeira é historiador, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde investigou as obras de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e José Carlos Oliveira. Também é autor de “Inventário dos Olhos”, “Poemínimos” e “As Estações”.

 

Saulo Ribeiro, é escritor, editor, curador, professor de dramaturgia e coordenador da Editora Cousa, que publicou mais de 200 livros e promove de ações de democratização da leitura. Publicou os romances “Ponto Morto” e “Os incontestáveis”, o livro de contos “Diana no Natal”, entre outras obras. É roteirista do curta “2 e meio” e do longa “Os Incontestáveis”, este último em parceria com Alexandre Serafini. Na dramaturgia, é coautor de “Cárcere”, com Vinícius Piedade.

 

Serviço:

Dia dedicado a literatura na Casa Cousa

Data: 13/12 (sábado)

Horário: a partir das 10h

Local:  Casa Cousa - R. Duque de Caxias, 121 - Centro, Vitória

Atividades gratuitas e abertas ao público

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard