27/04/2018 16h59 - Atualizado em 02/05/2018 15h06

Capoeira retorna ao palco do Palácio da Cultura Sônia Cabral

A última atividade comemorativa da formatura de Mestra de Sabrina Marinho Abade, será realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no próximo sábado (05), das 9h às 12h. Durante o evento, o núcleo de capoeira Beribazu formará os alunos de graduação da professora Abade. O evento é aberto ao público.

Dando continuidade ao debate acerca do espaço da mulher na prática de capoeira, nesse dia ocorrerá a  formatura de instrutora de Carolina Zanchetta. Ela desenvolve um projeto social com crianças e adolescentes denominado “Capoeira Morro Boa Vista”, no Município de Vitória. Além disso, também é o dia da formatura do monitor e professor universitário Reuel Marely.

A programação inicia com o grupo de percussão Baque Nascente. Em seguida, acontece a cerimônia de formatura de graduação. O dia termina com a tradicional roda de capoeira. Nela será possível presenciar a maestria do jogo de professores de capoeira renomados já confirmados no evento. Outras informações podem ser acessadas na página do grupo Beribazu (www.beribazu.com) ou no blog do evento (http//sabrinaberibazu.blogspot.com.br).

O evento tem o intuito de contemplar um dos mais marcantes momentos no campo cultural da prática da capoeira: o reconhecimento, pela própria comunidade capoeirense, de que Sabrina Marinho Abade é uma profissional dedicada à prática e transmissão do saber da capoeira para seus pares.

Historicamente poucas mulheres conseguem chegar nesse nível de reconhecimento, por causa disso a formatura de mestra é um marco para o grupo e para o Estado do Espírito Santo. A professora é praticante dessa arte-luta há 26 anos e encontra na capoeira o espaço para dialogar com a diversidade de gênero e seus desdobramentos. Abade será a primeira Mestra do grupo Beribazu e a terceira no Estado. O grupo conta com 45 anos de existência.

A formatura e graduação conta com as presenças confirmadas de Mestre Zulu, Mestre Luiz Renato Vieira, Mestre Falcão, Mestra Francesinha, Mestra Tida e Mestra Magali, entre outros. Estima-se participação de 150 capoeiristas capixabas e de outros Estados, com convite estendido a toda comunidade da capoeira e ao público em geral. “A luta da mulher que luta: Formatura de Mestra na Capoeira no ES” foi aprovado via edital 011/2017 da Secult

Palácio da Cultura Sônia Cabral aberto para visitação

Desde o inicio de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral está recebendo escolas públicas e privadas que queiram conhecer o espaço. A agenda aberta funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Agendamentos via o telefone 3132-8399.

 

SERVIÇOS:

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Data: sábado (05)

Horário: 9h

Classificação: Livre

Ingressos: Entrada franca

 

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura com o Grupo Baque Nascente

9:30h – Roda aberta

10h – Cerimônia de Formatura e Graduação

11h - Roda de encerramento.

 

 

Texto: Carla Bianca Correa Nigro

Estagiária do Teatro Carlos Gomes

pautacarlosgomes@secult.es.gov.br

Tels.: 3132-8399

Facebook: teatrocarlosgomes

Instagram: tcg.es

 

Informações à imprensa:

 Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard