18/06/2024 12h01

Capoeira e inclusão marcam projeto ‘Intercâmbio Mais Que Especial’ em Viana

No último sábado (15), aconteceu no município de Viana um evento inédito e importante para a Capoeira do Espírito Santo. O projeto “Intercâmbio Mais que Especial” reuniu quase 400 pessoas, entre elas, cerca de 200 usuários das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), voltado para pessoas que têm algum tipo de deficiência, síndrome ou transtornos globais do desenvolvimento.

O evento, que ocorreu no Ginásio de Esportes do Bairro Vila Bethânia, em Viana, foi gratuito e aberto aos capoeiristas da Região Metropolitana da Grande Vitória, reunindo uma série de atividades culturais dentro da programação. Estiveram presentes capoeiristas das Apaes de Cariacica, Apae da Serra, de Domingos Martins, Guarapari e Marataízes.

O “Intercâmbio Mais que Especial” foi produzido pela produtora cultural Christine Avelar, chamada de “professora Chris”, com parceria da Prefeitura de Viana e grupo ACAPOEIRA. O projeto é realizado via incentivo da Lei Paulo Gustavo, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o Ministério da Cultura.

Inclusão

A idealização do projeto surgiu do Mestre de Capoeira Jefferson de Azevedo (Mestre Jeffinho), que atua na Apae de Cariacica há 24 anos, sendo um dos pioneiros em desenvolver um trabalho de capoeira especificamente para pessoas com deficiência (PcD). Para mestre Jeffinho, o objetivo do ‘Intercâmbio Mais Que Especial’ é promover a visibilidade e a valorização da pessoa com deficiência dentro da capoeira, bem como combater o capacitismo e outras formas de preconceito, concretizando o primeiro encontro de capoeira realizado no Espírito Santo e visando o protagonismo da pessoa com deficiência.

“Este evento confronta o capacitismo, ou seja, contribui para a diminuição do preconceito em relação às capacidades das pessoas com deficiência. A capoeira é democrática e inclui tanto em suas aulas quanto na manifestação da roda todas as pessoas, independente de condição física, mental, social e étnica”, destacou o mestre Jeffinho.

Saiba mais do projeto pelo Instagram: https://www.instagram.com/chris.acapoeira/

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br