22/10/2021 16h37

Canal Explicanção lança projeto ‘Conexão 027’ e reúne artistas capixabas em que um interpreta a canção do outro

Produção inédita no Estado vai entregar ao público seis episódios no YouTube, um EP coletivo nas plataformas digitais e um documentário sobre todo o processo criativo.

A Cantora Bella Nogueira interpreta o compositor Cainã, que toca canção de A Transe. A Transe canta Izar, que dá voz e arranjo à música de Thainá Lopez. Thainá Lopes, por sua vez, canta Manfredo, que fecha o ciclo e declama uma canção de Bella Nogueira. Essa interação inédita entre compositores do Espírito Santo, um rearranjando e interpretando a música autoral do outro, é o projeto “Conexão 027”. Idealizado pela cantora linharense Bella Nogueira e produto do canal dela no YouTube, o “Explicanção”, a iniciativa vai entregar ao público seis episódios mostrando a interação dos artistas, um EP coletivo com seis canções nas plataformas digitais e um documentário sobre todo o processo criativo dos compositores no projeto.

Os seis episódios vão ao ar no canal Explicanção, nesta sexta-feira (22), e o EP entra nas plataformas digitais no mesmo dia. Já o documentário vai encerrar o projeto, no dia 29 de outubro, também com transmissão pelo Canal Explicanção no YouTube.

O “Conexão 027” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e foi gravado em Vitória, no estúdio Funky Pirata. Toda a produção audiovisual foi escrita e dirigida por Bella Nogueira e teve direção de fotografia de Cainã Morellato, também responsável pelo sound design dos episódios e do documentário. As fotos da iniciativa ficaram por conta de Milena Fratelli e a interpretação de Libras por Karina Zonzini.

No projeto, cada artista soube quem iria interpretar por meio de sorteio e, em seguida, os compositores mergulharam na discografia do outro para escolher uma canção, rearranjar a música e preparar uma performance intimista voz e violão, captada pelo engenheiro de som Jackson Pinheiro, que também mixou e masterizou as seis faixas.

Cada participante também conta no projeto por que escolheu a canção, fala sobre a expectativa de interpretar e ser interpretado e ainda é filmado reagindo ao arranjo da música proposto pelo outro artista. “A conexão entre os participantes se estabelece exatamente nesses relatos, que traçam paralelos entre a narrativa de quem criou a canção e a narrativa de quem teve a experiência de recriá-la”, pontuou Bella Nogueira, acrescentado o fato de que todos os seis episódios contarem com interpretação de Libras.

Explicanção – Canal do YouTube independente

Criado por Bella Nogueira em maio de 2020, o Explicanção nasceu para dar voz aos artistas, trabalhadores entre os mais prejudicados naquele e neste momento, por conta da necessidade do isolamento social e do fechamento de casas noturnas, medidas adotadas em prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

Atualmente, o canal conta com mais de mil inscritos e mais de 100 episódios. Já recebeu artistas e bandas, como Fernanda Takai, Renato Casanova, todos os seis compositores do Conexão 027, Joana Bentes, Dan Abranches, Auri, Leo Cavalcanti, Nano Vianna, Amaro Lima, Rodrigo Novo e diversos outros.

O Explicanção lançou ainda, em 2021, o documentário “MulherEX: O que Elas Estão Pensando?”, que foi ao ar no Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Além disso, o canal realizou, no início deste ano, a primeira edição do festival, o ExFest, cuja segunda temporada já está garantida para 2022. E o Explicanção também conta com um podcast, o ExCast, disponível nas plataformas digitais.

Acessibilidade

Um diferencial na produção de conteúdo no Explicanção foi, desde o início, destacar a interpretação de Libras nos vídeos, uma ação valorizada e não apenas para cumprir protocolo. A comunidade surda, para se ter ideia, tem um público estimado em mais de dez milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

Quem comanda esse trabalho no canal é a colaboradora e intérprete Karina Zonzini. Além dela e de Bella Nogueira, a equipe fixa do Explicanção é formada por Dan Fonseca (edição) e Mi Frateli (fotógrafa e videomaker).

Serviço:

Canal Explicanção lança o projeto “Conexão 027”, iniciativa que reúne seis artistas do Espírito Santo em que um interpreta a canção do outro.

Data: 22/10 (sexta-feira) – Seis episódios no canal Explicanção no YouTube e um EP coletivo nas plataformas digitais;

Dia 29 de outubro: documentário no canal Explicanção no YouTube.

- Link do Explicanção:

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac